Casual

Alain Delon aparece pela primeira vez após decidir por eutanásia

Ator de 86 anos fala com dificuldade em vídeo postado pelo filho Anthony Delon

Alain Delon. (Andreas Rentz/Getty Images)

Alain Delon. (Andreas Rentz/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 22 de abril de 2022 às 16h33.

Última atualização em 22 de abril de 2022 às 16h46.

O ator francês Anthony Delon, filho de Alain Delon, publicou nesta sexta-feira, 22, o primeiro vídeo com o pai em uma rede social, semanas após revelar que a lenda do cinema, que completou 86 anos em novembro, decidiu acabar voluntariamente com sua vida por meio de um suicídio assistido. Em um bosque, ambos aparecem sentados em um banco de madeira. "A gente não está bem", diz o filho em tom irônico na postagem. Em seguida, o pai aparenta dificuldade para falar.

O ator francês Alain Delon explicou em seu perfil oficial no Instagram a sua decisão de morrer através de um suicídio assistido. "Tomei minha decisão faz tempo, acredito que minha vida foi bela mas também difícil", escreveu na rede social em março.

O suicídio assistido é permitido na Suíça, onde Alain vive, desde que os motivos não sejam egoístas. Esse tipo de procedimento é diferente da eutanásia, que não é autorizada no país. A principal diferença entre as técnicas é quem realiza o ato final.

O ator pediu ao filho para organizar todo o processo e acompanhá-lo em seus últimos momentos, disse Anthony, de 57 anos, à revista francesa Le Point na véspera do lançamento de sua autobiografia Entre chien et loup ("Entre cão e lobo", em francês).

Em janeiro do ano passado, faleceu a ex-mulher do artista, a atriz Nathalie Delon, aos 79 anos. Ela sofria de câncer no pâncreas e, assim como o ex-marido, queria acabar com a vida por meio da eutanásia.

O quadro de saúde de Alain Delon

Em 2005, em uma entrevista à revista Paris Match, o ator confidenciou que sofria de problemas vasculares. Em 2012 e 2013, ele foi internado após episódios de arritmia.

Em 2017, aos 81 anos, ele fez uma cirurgia cardíaca. Durante a cirurgia de cerca de 5 horas, foi colocado um "bypass" coronário (procedimento que permite o sangue contorne uma obstrução) na artéria femoral.

Depois de sofrer um duplo AVC em 2019, o ator vem se recuperando aos poucos e já se sente muito melhor, embora tenha que andar de bengala.

"Envelhecer é uma merda!", disse Delon pouco antes de sua hospitalização, três anos atrás. "Você não pode fazer nada sobre isso. Você perde o rosto, perde a visão. Você levanta e, caramba, seu tornozelo dói”, reclamou o ator.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Mais de Casual

O que aconteceu com a Abercrombie & Fitch, marca que era sucesso entre jovens em 2010?

Dia dos Namorados: Bvlgari promove evento romântico com show de Tiago Iorc

Fotografia histórica de primeira-dama dos EUA pode valer US$ 70 mil

Exposição do Museu do Ipiranga mostra evolução do mobiliário do Brasil

Mais na Exame