8 diferenças no modo de viver das pessoas autoconfiantes
Qualquer pessoa pode adotar os hábitos que as pessoas autoconfiantes praticam regularmente
Da Redação
Publicado em 8 de janeiro de 2016 às 20h39.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h22.
Algumas pessoas têm aquele "algo a mais". Quando entram numa sala, elas chamam a atenção dos presentes. Mas a verdade é que elas não nasceram dotadas do gene da confiança . São seus comportamentos diários que contribuem para sua personalidade autoconfiante. Isso é boa notícia: significa que qualquer pessoa pode adotar os hábitos que as pessoas autoconfiantes praticam regularmente. Veja a seguir como as pessoas dotadas de autoconfiança grande encaram a vida de maneira diferente das outras pessoas.
Confiança = atividade. Pesquisas sugerem que as pessoas autoconfiantes talvez sejam mais produtivas porque seus pensamentos inspiram ações reais. Não é por nada que elas parecem dominar seus locais de trabalho.
Estudos revelam que a postura das pessoas exerce influência sobre como elas se sentem por dentro. Uma postura ereta e até mesmo a prática de alongamentos podem ajudar as pessoas a se sentirem mais poderosas. E as pessoas autoconfiantes aproveitam essas pequenas modificações ao máximo.
Todas as pessoas têm suas falhas, mesmo as pessoas que possuem aquele "algo a mais". A diferença consiste em reconhecer essas inseguranças e levar a vida adiante, mesmo assim. Pesquisas mostram que a autoaceitação é fundamental para ter uma vida mais feliz, mas é um hábito que muitas pessoas praticamente apenas raramente. As pessoas autoconfiantes não são sobre-humanas – mas aceitam suas imperfeições plenamente e vivem uma vida feliz, apesar delas.
A palavra “não” não consta do vocabulário da pessoa autoconfiante, pelo menos quando o assunto é o sucesso. A autoconfiança é crucial para a carreira profissional, segundo estudo publicado no periódico Basic and Applied Social Psychology. A pesquisa revelou que, quanto maior é a probabilidade de uma pessoa conseguir visualizar-se alcançando sua meta, maior é a probabilidade de ela conseguir fazê-lo, segundo a Fast Company.
O lema da pessoa autoconfiante é "eu sou Beyoncé". Bem, na verdade pode ser que esse lema seja apenas o da autora deste texto, mas, seja como for, existe algo de poderoso na celebridade. Pesquisas publicadas no periódico Personal Relationships descobriram que, quando as pessoas anotam qualidades que possuem em comum com suas celebridades favoritas do mesmo gênero que elas, sentem-se muito mais motivadas a mostrar o que têm de melhor.
As pessoas autoconfiantes confiam em suas próprias opiniões – mas não deixam de dar ouvidos aos outros, é claro. A coach de autoconfiança Susie Moore explicou em um blog do HuffPost que as pessoas autoconfiantes ouvem todos os lados em uma discussão, mas acabam apostando na posição que, para elas, é a melhor. "Outras pessoas são bem intencionadas e às vezes pecam por excesso de cautela", ela escreveu. "As pessoas autoconfiantes ouvem as outras pessoas, mas não deixam que os pontos de vista diferentes delas as afastem de seu caminho."
Todo o mundo enfrenta reveses. A autoconfiança não quer dizer fazer tudo certo – é continuar trabalhando ou lutando mesmo depois de ter pisado em falso. E às vezes isso pode ter resultados positivos que transcendem a autoconfiança: pesquisas sugerem que as pessoas que parecem mais autoconfiantes também são vistas como mais inteligentes.
As pessoas autoconfiantes não evitam afirmar-se, quer estejam realmente se sentindo à vontade com isso, quer estejam apenas fingindo. A cantora Demi Lovato pergunta em um single recente: "O que há de errado em ser autoconfiante?" Resposta: absolutamente nada.
Mais lidas
Mais de Casual
O escritório de arquitetura favorito da Faria Lima e das Big Techs no BrasilCasa Valduga é a primeira vinícola do Brasil entre as 100 melhores do mundoMatchá e mochi: 5 cafeterias japonesas e coreanas para conhecer em São PauloVai viajar a Paris? Estes são os cinco maiores erros dos turistas na Cidade Luz