5 relógios para universo da aviação apresentados no WatchTime NY
Mais de 20 marcas de relógios estavam presentes com inúmeros relógios disponíveis para visitantes observarem e até mesmo provarem
Da Redação
Publicado em 17 de novembro de 2016 às 16h59.
Última atualização em 29 de novembro de 2016 às 20h49.
A última edição do evento WatchTime New York aconteceu em meados de outubro, no Gotham Hall, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.
Mais de 20 marcas de relógios estavam presentes com inúmeros relógios disponíveis para visitantes observarem e até mesmo provarem.
Dentre estas peças, alguns relógios para pilotos estiveram presentes no evento e chamaram a atenção do público. Veja, abaixo, quais são estes relógios e leia mais detalhes sobre eles.
Breguet Type XXI 3817
O modelo é descendente dos modelos vestidos pela Força Aérea francesa no século XX. Ele conta não apenas apresenta um mostrador completamente cinza, como também conta com um cristal de safira traseiro, que aparece pela primeira vez neste tipo de coleção.
Equipado com um cronógrafo com função flyback, ele possui 42 mm de caixa com uma lateral canelada característica nos relógios de luxo para pilotos da companhia.
O bisel de rotação bidirecional, típico de relógios voltados para a aviação daquela época, também dá as caras nesta peça com algarismos arábicos gravados e acabamento escovado.
A coroa rosqueada auxilia na estanqueidade a até 100 metros. Tanto o cristal de safira, quanto os encaixes que ligam a caixa à pulseira são arredondados.
Os detalhes do mostrador cinza ardósia incluem numerais arábicos com revestimento luminescente, assim como os ponteiros de horas e minutos.
A posição de 3 horas faz a indicação de dia e noite em um subdial de 24 horas, já a janela de data é posicionada às 6 horas. Dois ponteiros centrais realizam a contagem de segundos e minutos do cronógrafo (este em 60 minutos), enquanto a posição de 6 horas marca o acumulado de 12 horas do cronógrafo. Já a posição de 9 horas apresenta pequenos segundos.
O movimento automático que equipa o relógio é o calibre 584Q/2. A finalização da peça é dada por uma pulseira de couro de vitelo marrom.
Bell & Ross BR-X1 Hyperstellar
A relojoaria Bell & Ross já contava com expertise na produção de relógios para pilotos, mas resolveu ir ainda mais longe ao querer produzir relógios para astronautas.
O novo modelo é um relógio de pulso profissional feito para exploração espacial, informa a companhia. Por isso deve atender a uma série de especificações, que inclui resistência a temperaturas extremas, corrosão, impactos, aceleração, pressão e vibração.
A companhia usou a combinação de titânio grau 5 e alumínio anodizado azul para a caixa quadrada de 45 mm de largura. Ambos os materiais – leves e resistentes – são amplamente usados na indústria aeronáutica.
O alumínio é utilizado por sua habilidade de criar uma camada de um óxido resistente à corrosão e o titânio pelo mesmo motivo, além de suas propriedades hipoalergênicas.
A combinação de cores também é simbólica para a exploração do espaço: azul para a Terra e cinza para a Lua. O titânio é usado na caixa, enquanto o aço aparece no bisel.
O movimento esqueletizado de corda automática chamado BR-CAL.313 possui uma ponte superior em formato de X com tratamento DLC.
O relógio conta também com função cronógrafo, que permite a contagem de segundos centrais e 30 minutos por meio de um acumulador às 9 horas que, ao invés de ponteiro, conta com lâminas que lembram turbinas.
Uma escala taquimétrica está presente ao redor do mostrador, em um flange azul – coloração que acompanha a tonalidade do bisel.
Pequenos segundos são apresentados às 3 horas e a janela de data está às 6 horas. O verso da caixa, elaborado em titânio acetinado, é assegurado por parafusos que, em conjunto com a coroa, oferecem 100 metros de resistência sob a água.
Ao invés de uma ampla abertura em safira, o verso possui uma janela, que permite a visualização do ajuste do relógio, que opera a 28.800 vph.
Perrelet Turbine Pilot Grand Raid
Esta novidade se distingue dos demais modelos da coleção pela parte externa do mostrador, que apresenta uma escala de minutos em estilo régua, além de uma que permite conversão de medidas: dois círculos concêntricos apresentam escalas graduadas com um anel interno que gira em ambas as direções controlado pela coroa na posição de 3 horas.
Ele permite que o piloto rapidamente realize cálculos numéricos e conversões. O ajuste do tempo é realizado pela coroa na posição de 9 horas.
São robustos 48 mm de diâmetro e 13,65 mm de espessura de caixa elaborada em aço inoxidável com revestimento em PVD preto.
Sob as 12 lâminas da turbina do dial, um mostrador preto apresenta listrados em bege, que são visualizados com maior facilidade quando o usuário movimenta seu pulso naturalmente ao vestir o relógio.
A movimentação das turbinas é realizada por conta de cinco pesos de tungstênio. O relógio é equipado com um movimento de fabricação própria, o calibre P-331, com um sistema de corda automática e sua finalização é dada por uma pulseira bege de nylon.
Tutima Grand Flieger
Este relógio é uma versão revisada e modernizada do relógio histórico Fliegerchronograph, um cronógrafo para aviação apresentado pela companhia em 1941 (e depois lançado como uma replica em 1990).
Aquele modelo foi o primeiro relógio de produção alemã com função flyback, informa a companhia.
Agora, a versão contemporânea conta com uma caixa maior, de 43 mm de diâmetro, mas manteve muitos dos detalhes originais, como o mostrador de fortes contrastes em branco e preto, o bisel de rotação bidirecional com acabamento canelado e uma indicação em vermelho, os ponteiros vintage e algarismos arábicos.
O ponteiro para a contagem de segundos da função cronógrafo é em vermelho. Os subdials às 12, 6 e 9 horas apresentam 30 minutos do cronógrafo, 12 horas do cronógrafo e pequenos segundos, respectivamente.
Seu calibre é o Tutima 320 de corda automática, com um rotor em coloração “cinza antigo” e reserva de energia de 44 horas. A pulseira de couro preto com costuras contrastantes brancas também são uma referência ao modelo inicial.
Speake-Marin Spirit Wing Commander
A companhia britânica Speake-Marin é mais conhecida no universo relojoeiro por seus relógios de alta complicação, mas há opções esportivas na linha Spirit, que usa muitas das referências usadas em outros modelos da companhia, incluindo a familiar caixa em formato “Picadilly” e os ponteiros em estilo “Foundation”, mas com um estilo distintivo de aviação.
São 42 mm de caixa elaborada em titânio grau 5, um mostrador preto fosco e indicadores em branco, grandes e contrastantes. Seu calibre de corda automática, que a companhia chama de calibre Timeless 1024 entrega um layout muito interessante e apresenta indicações úteis, que inclui uma grande janela de data na posição de 12 horas, pequenos segundos às 9 horas (representados por uma roda branca que se tornou um símbolo da companhia) e uma indicação de reserva de marcha na posição de 6 horas que lembra um indicador de combustível de um cockpit de avião: quando cheio apresenta um branco luminescente (em Super-LumiNova), quando com carga pela metade é apresentado em preto e, no final, aparece em vermelho.
Os indicadores e ponteiros também contam com revestimento luminescente e em relevo. A pulseira que dá acabamento à peça é elaborada em couro de vitelo marrom-avermelhado.