4 dicas de cultura e gastronomia para o fim de semana
Série da Netflix e exposições estão entre as dicas de EXAME VIP para os momentos de lazer no fim de semana
Guilherme Dearo
Publicado em 25 de outubro de 2019 às 07h00.
Última atualização em 25 de outubro de 2019 às 07h00.
O método Kominsky, 2ª temporada
Assim como “Grace and Frankie”, a série estrelada por Michael Douglas e Alan Arkin faz graça com as agruras de envelhecer. Mas não se engane: nenhuma delas se propõe a exaltar a chamada “melhor idade”.
Com a próstata debilitada, Sandy Kominsky (Michael Douglas) já não pode desempenhar o papel de galanteador de outrora e agora pena na mão de seus alunos.
O “frenemy” que lhe indica um urologista é Norman (Alan Arkin), mais velho e ainda mais infeliz que o primeiro. Para piorar, Norman está às voltas com uma filha problemática, vivida por Lisa Edelstein (a diretora do hospital de “House”).
A série é produzida por Chuck Lorre, o criador de “Two and a Half Men” e “The Big Bang Theory”. Danny DeVito é outra estrela do elenco.
Onde assistir: Netflix, estreia dia 25 de outubro.
Mesa SP
Pelo terceiro ano seguido, o Memorial da América Latina foi escolhido para sediar o Mesa SP, um dos principais eventos do país dedicado à gastronomia. Envolve aulas de culinária com profissionais renomados, degustações, palestras, feira de produtores e o congresso Mesa Tendências. O tema da vez é a “Cozinha de Transição: novos significados para um planeta em mutação”.
Iniciado dia 24, o evento pela primeira vez incluiu em sua programação aulas voltadas para as cozinhas vegana e vegetariana e a participação de autoridades internacionais no assunto, como o chef norte-americano Matthew Kenney, especialista em vegetais.
O espaço Brasa na Mesa, no entanto, para a alegria dos carnívoros, continua, assim como o Mesa Vinhos. Com entrada franca, o Farofa acolhe produtores brasileiros e é animado por shows e apresentações de dança - as demais atrações custam a partir de R$ 126. Programação completa em http://www.mesasp.com.br
Onde: Memorial da América Latina, Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, portão 6, Barra Funda, São Paulo. Até 27 e outubro.
Après nous le déluge, de Mimi Lauter
Nascida em São Francisco, nos Estados Unidos, e radicada em Los Angeles, Mimi Lauter expõe pela primeira vez, individualmente, no Brasil, na unidade paulistana da galeria Mendes Wood DM. Traduzido para o português, o título da exposição é “Depois de nós o dilúvio”.
A mostra reúne pinturas recentes feitas com bastão de óleo sobre papel. Abstratas, mas com figurações aqui e ali, que lembram vísceras humanas, elas são o reflexo do interesse da artista por diferentes mitologias, obras literárias e acontecimentos históricos, além de questões psicológicas.
Onde: Mendes Wood DM, Rua da Consolação, 3.368, Jardins, São Paulo, (11) 3081-1735. Até 14 de novembro.
Muirapiranga, de Elizabeth Titton
A escultora Elizabeth Titton presta tributo à natureza com uma série de árvores de grandes dimensões feitas com aço corten. Em cartaz na Funarte SP, a coleção se vale do nome de uma árvore amazônica de madeira vermelha, similar ao pau-brasil.
Ao todo são 21 obras com até 4 metros de altura que convidam a refletir sobre o descaso de boa parte da humanidade pela natureza. A vegetação é representada por portais e obeliscos.
Sete esculturas foram impressas em 3D, com aproximadamente 40 centímetros de altura, para que visitantes com deficiências visuais também possam apreciar a exposição.
Onde: Funarte SP, Alameda Nothmann, 1.058, Campos Elíseos, São Paulo. Até
São Paulo. Até 20 de janeiro.