Seleção INFO de 15 filmes para assistir em 2015
15 filmes para assistir em 2015
Da Redação
Publicado em 26 de dezembro de 2014 às 16h33.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h45.
Com Guardiões da Galáxia, o fim da trilogia de O Hobbit, Godzilla e um Capitão América realmente bom, 2014 foi um bom ano para ir ao cinema. Mas com a volta dos Vingadores e um novo Star Wars, 2015 tem potencial para ser ainda melhor. Seguindo, então, nossa série de seleções, separamos para esta lista 15 filmes dignos de sua atenção que estreiam no ano que vem e que podem torná-lo um ano glorioso. Ainda ficaram de fora a animação "Divertida Mente", da Pixar, e o quinto "Missão Impossível", mas deixamos aqui a menção honrosa. Confira a lista a seguir e depois, ali nos comentários, conte quais você mais está esperando para ver.
A sequência do já divertido primeiro filme mostrará os Vingadores em meio a uma quase crise existencial. O vilão da vez será Ultron, uma inteligência artificial criada por Tony Stark que acaba se rebelando contra a humanidade a causa de todos os problemas do mundo, segundo o próprio robô. Além dele e do grupo de heróis, serão introduzidos no filme pelo menos outros três personagens: Mercúrio, a Feiticeira Escarlate e o Visão. O papel do trio na história não foi definido, mas 30 de abril já está chegando e logos vamos descobrir.
O sétimo capítulo da saga passada em uma galáxia muito, muito distante trará de volta personagens clássicos e apresentará toda uma nova safra de protagonistas. Mark Hammil (o Luke), Harrison Ford (o Han Solo) Carrie Fisher (a Leia) estarão presentes, dividindo espaço com novatos como John Boyega e Daisy Ridley cujos nomes dos personagens até foram revelados, mas sem dar pistas sobre suas funções no roteiro. A história também é um mistério, e o que se sabe é que a trama se passará 30 anos após O Retorno de Jedi, lançado há pouco mais de três décadas. A estreia brasileira está prometida para 17 de dezembro, um dia antes da norte-americana.
Outra aposta da Marvel para os cinemas, o filme terá Michael Douglas no papel de Hank Pym, o responsável por descobrir as partículas Pym. A substância faz com que pessoas consigam mudar de tamanho, tanto para cima quanto para baixo e o cientista a utilizava, aliada a um uniforme especial, para encolher e conversar com formigas. No elenco, Douglas terá a companhia de Paul Rudd, que fará Scott Lang. Nas HQs, o personagem é um ex-ladrão que tenta roubar o experimento de Pym para salvar sua própria filha. Ele acaba sucedendo o cientista como Homem-Formiga, e é a partir daí que a história do filme deve partir. A estreia em cinemas brasileiros está marcada para 23 de julho.
Depois de explodir nos cinemas como Peter Quill (o Star-Lord), o ator Chris Pratt volta em 2015 com mais um potencial blockbuster (ao lado, parte do pôster oficial). O filme dará sequência aos três primeiros Jurassic Parks, retratando uma nova tentativa de ressuscitar dinossauros para colocá-los em um parque-reserva natural. A ideia até funciona, mas não por muito tempo como era de se esperar. Pelo pouco da história que se sabe até agora, pelo menos um dinossauro geneticamente modificado estaria envolvido na confusão do filme, que deverá terminar em destruição e, espera-se, com algumas mortes bizarras. O filme deve estrear por aqui em 11 de junho.
Arnold Schwarzenegger voltará, por mais incrível que isso possa parecer. Em Gênesis, o bom e velho Exterminador será mais uma vez o mocinho, ao lado de uma Sarah Connor guerrilheira e de Kyle Reese, um companheiro do John Connor de 2029 enviado ao passado. O filme servirá mais ou menos como um reinício para a série, envolvendo uma linha do tempo diferente da criada pelos outros filmes mas ainda assim relacionada e mais viagens no tempo do que o normal. Ainda que não completamente, isso explica a presença de dois Schwarzeneggers no primeiro trailer do filme, que estreia no Brasil no dia 2 de julho.
Das franquias que tiveram a ressurreição anunciada em 2014, a de Mad Max foi talvez a mais inesperada. No filme, Tom Hardy ocupa o lugar de Mel Gibson como o protagonista, que volta ao clássico cenário inóspito e desértico. A história, de forma geral, é praticamente a mesma, com o mundo atingido pela escassez de água e pelo excesso de loucura. O visual, por sua vez, já estará renovado e o resultado, mostrado até agora em dois trailers, parece espetacular. Estrada da Fúria deve chegar ao Brasil em 22 de maio.
Os irmãos Wachowski não conseguiram emplacar um bom filme depois de Matrix, mas O Destino de Júpiter tem potencial para ser ao menos divertido. No filme, a musa Mila Kunis é uma garota terráquea aparentemente normal, mas que de repente vira alvo de assassinos intergaláticos. O motivo? Ela é, na verdade, parte da linhagem da rainha do universo, e um de seus primos quer eliminá-la. Tudo para conseguir o controle da Terra e colher os frutos plantados aqui também conhecidos como seres humanos, que servem como ingredientes de na receita de um soro da juventude usado pelos alienígenas. É uma história bem maluca, que deve chegar aos cinemas daqui em 5 de fevereiro.
Os dois primeiros filmes do Quarteto Fantástico não chegam a ser péssimos, mas também estão longe de ser bons. Justamente por isso, a Fox (detentora dos direitos sobre as HQs deles e dos X-Men) resolveu refazer a série do zero, como novos atores e uma trama ligeiramente diferente porque isso não dá para mudar muito. No entanto, poucos detalhes sobre o novo filme foram revelados, e mesmo imagens da produção são escassas. O que temos confirmado é o elenco: Miles Teller é o Sr. Fantástico, Kate Mara é a Mulher Invisível, Jamie Bell é O Coisa, Michael B. Jordan é o Tocha Humana e Toby Kebbel é o Dr. Doom (agora chamado de Victor Domashew). A estreia nacional está marcada para 13 de agosto.
Neil Blomkamp não acertou em cheio com Elysium, mas o ótimo Distrito 9 deu a ele créditos suficientes para acreditarmos em Chappie, sua nova produção. O filme parece seguir a mesma estética da obra dos alienígenas vítimas da segregação racial, e tem como protagonista um robô deslocado, o Chappie do título. Dono de uma inteligência artificial bastante avançada, o personagem é capaz de aprender como se fosse uma criança. Criado por uma família um tanto quanto exótica, ele é sequestrado por um grupo de bandidos que pretende usá-lo para propósitos não muito nobres. O filme estreia chega por aqui no dia 16 de abril, mais de um mês depois de estrear nos EUA.
Um filme com Adam Sandler normalmente não inspiraria muita confiança, mas Pixels parece ser diferente. Inspirado em uma produção de apenas dois minutos, o filme retrata uma invasão alienígena das mais peculiares. Em vez de chegarem explodindo tudo como normalmente fazem em outros longas-metragens, os ETs do filme atacam a Terra seguindo padrões copiados de jogos arcade dos anos 80, como Pac-Man e Space Invaders. Para bolar a estratégia que derrotará os invasores, o presidente dos EUA resolve então convocar velhos campeões de videogame, papéis de Sandler, Josh Gad e Peter Dinklage (que aparece nas fotos da produção com um mullet de respeito). Pixels estreia no Brasil no dia 2 de julho.
A produção das adaptações de Jogos Vorazes resolveu dividir a última parte da saga em duas, seguindo a linha de Harry Potter e Crescpúsculo. Por isso, quem chega aos cinemas em 2015 é a quarta parte da trilogia, que fecha, após três anos, a história de Katniss Everdeen e da guerra contra a Capital e uma liderança opressora. O filme está com estreia marcada para 20 de novembro, mas é bem provável que ela seja adiantada para o dia 19 (uma quinta-feira, o dia padrão no Brasil).
Com o mesmo nome de um dos parques temáticos da Disney, o filme tem Britt Robertson e George Clooney como protagonistas. Ambos se unem em uma jornada por um mundo paralelo, a tal Tomorrowland do título, um lugar futurista onde praticamente tudo é possível. Pouco foi divulgado sobre o filme, e o que se sabe é que a garota chega ao local quando toca em uma espécie de broche. Por aqui, o filme estreia em 22 de maio.
Alex Garland, diretor do ótimo terror Extermínio, volta com mais uma ficção com potencial para assustar. A história de Ex Machina gira em torno de dois cientistas (papéis de Oscar Isaac e Domhnall Gleeson, ao lado) e de um robô altamente inteligente, com quem um deles começa a se relacionar como parte de um experimento tudo enquanto é monitorado pelo outro. Pelo que o trailer mostra, a máquina consegue ser mais manipuladora do que ambos os humanos poderiam imaginar, o que faz a situação logo sair do controle dos dois e ainda dá um quê de Eu, Robô ao filme, que estreia lá fora em 23 de janeiro e não tem data oficial para chegar por aqui.
Último da série com o falecido Paul Walker, o filme também traz de volta Vin Diesel e Dwayne Johnson, que juntos precisam lidar com o vilão interpretado por Jason Statham uma missão difícil, tendo em vista o histórico do ator. Na história, Dominic (Diesel) e Brian (Walker) têm a folga interrompida por Ian Shaw (Statham), que busca vingança após a morte de seu irmão, Owen, no sexto filme. Só pelo primeiro trailer, divulgado no começo de novembro, já deu para ver que o longa-metragem terá carros voando de paraquedas, perseguições e algumas cenas de ação das mais absurdas (e intensas) possíveis. A estreia no Brasil está marcada para o dia 2 de abril.
Anunciado mais recentemente, o vigésimo-quarto filme de James Bond terá novamente Daniel Craig como protagonista. O enredo focará em uma organização secreta chamada de SPECTRE, uma velha conhecida dos fãs da série e redescoberta pelo 007 no novo longa-metragem. O personagem principal terá a companhia de outros nomes de peso, como a provável musa Lucia Sciarra (papel de Monica Belucci) e do possível vilão Oberhauser (interpretado pelo ótimo Christoph Waltz). Dave Bautista, o Drax de Guardiões da Galáxia, também estará presente na obra, cuja direção é novamente de Sam Mendes. A estreia no Brasil está marcada para 12 de novembro.