11 alimentos para eliminar excessos das festas de fim de ano
Passada as comemorações, chegou a hora de repensar o cardápio
Daniela Barbosa
Publicado em 2 de janeiro de 2016 às 06h56.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h22.
São Paulo - Dezembro acabou e ufa com ele chegou ao fim também as comemorações. Passada a euforia e os excessos com alimentação e bebidas , chegou a hora de voltar tudo ao normal e isso inclui também o cardápio. A pedido de EXAME.com, Ana Gonçalves, coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia do IBMR, listou uma série de alimentos que ajudam a eliminar os abusos das comemorações de fim do ano. Veja nas imagens 11 alimentos importantes para uma dieta detox:
Chás como camomila, erva-doce, erva-cidreira e hibisco possuem fitoquímicos, com ação anti-inflamatória da mucosa gástrica. Eles são ótimos desintoxicantes.
A maçã é rica em fibra e antioxidantes, água e importante fonte de vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3) e sais minerais, como fósforo e ferro.
Brócolis, couve flor, couve manteiga, couve de Bruxelas, agrião, rabanete, repolho, mostarda e rúcula contêm compostos que auxiliam na eliminação de toxinas e até na prevenção de doenças como câncer.
Água e água de coco além de hidratarem, elas também eliminam toxinas.
A cenoura é rica em carotenoides, que protegem as células dos radicais livres e mantêm as camadas externas dos tecidos e órgãos. Ela também contém poucas calorias.
As frutas especialmente as vermelhas, como uvas, cerejas, mirtilo, amora e açaí, são ricas em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios.
Castanha do Pará, amêndoas, avelãs, nozes, sementes de girassol, abóbora e linhaça fornecem gorduras monoinsaturadas e minerais, com ação antioxidante e anti-inflamatória, além de reduzir o colesterol.
Já a beterraba ajuda na desintoxicação do organismo e é fonte de vitaminas, proteínas e ferro. Ajuda também a melhorar problemas como anemia e promove o descongestionamento das vias urinárias, além do fortalecimento do sistema imunológico.
O gengibre é rico em fitoquímicos com ação anti-inflamatória e auxilia também contra enjoos.
O alecrim possui potente ação antioxidante e auxilia na eliminação de toxinas.
A Cúrcuma possui diversos benefícios e é rica em flavonoides e curcumina, que diminuem o risco de doenças cardiovasculares e até cânceres.