Casual

11/09 é momento mais impactante da TV nos EUA, diz estudo

A pesquisa, realizada com 1.077 americanos adultos, analisa a repercussão que diferentes fatos transmitidos pela televisão tiveram sobre os telespectadores

O World Trade Center sob ataque: Cerca de 3 mil pessoas foram mortas após dois aviões colidirem contra as Torres Gêmeas (Michael Foran / Wikimedia Commons)

O World Trade Center sob ataque: Cerca de 3 mil pessoas foram mortas após dois aviões colidirem contra as Torres Gêmeas (Michael Foran / Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2012 às 21h36.

Nova York - Os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 foram o evento que mais impactou os espectadores dos Estados Unidos durante os últimos 50 anos, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira pela empresa de consultoria Nielsen em colaboração com a Sony.

A pesquisa, realizada com 1.077 americanos adultos, analisa a repercussão que diferentes fatos transmitidos pela televisão tiveram sobre os telespectadores, levantou se os entrevistados lembram de vê-los ao vivo, se sabem exatamente onde e com quem se encontravam no momento e se comentaram o assunto com outras pessoas.

Os trágicos ataques de 11/09, que mataram cerca de 3 mil pessoas após dois aviões colidirem contra as Torres Gêmeas em Nova York e contra o Pentágono em Washington e outro cair na Pensilvânia, definem com ampla vantagem de votos o evento que mais impactou os espectadores do país, segundo o estudo.

Os entrevistados foram perguntados sobre momentos tão distintos como o assassinato do presidente americano John F. Kennedy, a exibição do último capítulo de séries como ''Friends'', eventos esportivos como o ''Super Bowl'' ou as imagens de catástrofes naturais como o tsunami do Japão no ano passado.


Outra catástrofe natural, o furacão Katrina, que matou cerca de 1.800 pessoas em 2005, ficou como o segundo evento que mais marcou os americanos, seguido pelo veredicto no julgamento por assassinato contra a estrela do esporte americano O.J. Simpson.

''Os desastres, as quedas em desgraça e os atos de guerra continuam sendo os eventos mais comentados. No entanto, casamentos e eleições também são momentos televisivos que oferecem laços que unem à cultura americana'', afirma o estudo.

A explosão da nave Challenger, em 1986, e a morte de Osama bin Laden, em 2011, completam a lista dos cinco momentos que ficaram mais gravados na memória dos americanos segundo o estudo, realizado entre 15 e 17 de fevereiro.

No 10º lugar da lista está o funeral da princesa Diana e, em seguida, estão a morte de Whitney Houston, a captura e execução de Saddam Hussein, a posse do presidente Barack Obama, o casamento do príncipe William e Kate Middleton e o assassinato de John F. Kennedy, entre outros.

Acompanhe tudo sobre:11-de-SetembroAtaques terroristasEstados Unidos (EUA)Países ricosTelevisãoTerrorismoTV

Mais de Casual

20 anos de romance: descubra Charleston por meio das locações de Diário de Uma Paixão

Recém-lançada, Ferrari de quase R$ 4 milhões já vendeu 20 unidades no Brasil

O supercarro português de luxo que chega ao mercado por R$ 9 milhões

Dia Nacional do Coquetel: 9 drinques clássicos revisitados para provar em São Paulo

Mais na Exame