10 vinhos, espumantes e champagnes para dar de presente neste Natal
EXAME.com traz uma lista de rótulos que são opções saborosas e elegantes para presentear no Natal
Da Redação
Publicado em 19 de dezembro de 2011 às 11h14.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h28.
São Paulo – O Natal está próximo, mas ainda dá tempo de comprar os últimos presentes. Uma opção elegante e gostosa é dar um vinho , seja ele espumante, tinto ou branco, que pode ser aberto durante as festividades ou guardado para uma ocasião ainda mais especial. Com ajuda do sommelier Artur Azevedo, da Associação Brasileira de Sommeliers, EXAME.com traz 10 rótulos sugeridos por 10 importadoras. A lista contém vários tipos e nacionalidades da bebida , para toda sorte de pessoa. Confira.
Produzido na cidade de Ay, na região francesa que dá nome à bebida, esse champagne tem coloração amarelo-palha e suas bolhas são finas, em forma de rosário. O cheiro remete a flores brancas e aubépine (típicas do lugar), pão tostado, marzipã e peras e maçãs maduras. Já o gosto é seco, encorpado e com acidez pungente. Tendo um final de boca longo e intenso, que salienta os sabores, o “Champagne Deutz Brut Classic” vai bem com aperitivos, queijos moles, peixes, como salmão e linguado, carnes brancas e vitela. Na importadora Casa Flora, o preço é de 180 reais.
Produzido no coração da Toscana, na Itália, o tinto “Marchesi Antinori Chianti Classico Riserva 2006” é feito pela família Antinori, que faz vinhos há mais de 600 anos. Sua coloração é vermelho-rubi intenso e sua prova mostra uma bebida com bastante tipicidade das uvas, notas de baunilha e chocolate, taninos macios e doces, e final longo. Esse vinho combina com entradas e antepastos, massas com molho de tomate e carne assada. A temperatura ideal para consumo é de 20°C. Indicado pela importadora Winebrands, o rótulo custa 111 reais.
O “Substance Blanc de Blancs”, indicado pelo sommelier André Luiz Zangerolamo, é um produto de Jacques Selosse e tem origem na região de Champagne, na França. As uvas usadas para fazer a bebida são do tipo Chardonnay, que compõem uma bebida de cor amarela, com reflexos dourados, bolhas finas e persistentes. O aroma é intenso, mas fresco, com notas amadeiradas e toques de castanhas assadas e couro, enquanto, na boca, é um líquido encorpado, com boa cremosidade, toques cítricos e amadeirados, e um final persistente. As comidas que mais combinam com esse champagne são blinis com caviar, lagosta, vieiras gratinadas e king crab. O valor, na importadora World Wine é 1.500 reais.
As uvas Chardonnay são a matéria-prima do espumante “Ferrari Maximum Brut”, produzido pela Ferrari em vinhedos de Trento, na Itália. Sua cor é palha, com reflexos dourados e brilhantes, suas bolhas são finas e duradouras. Na boca, o sabor revela toques de avelãs e crosta de pão, com textura cremosa, harmônica e persistente. As receitas ideais para acompanhar o espumante são carpaccio de robalo, trilhas fritas, grelhado de lagostins e cogumelos frescos, lulas recheadas com alho, salsinha e pão banhado no azeite extra-virgem, tempurá, sushi e sashimi. Na importadora Decanter, o “Ferrari Maximum Brut” custa 167,90 reais.
O “Brunello di Montalcino Cerretalto 2003” é um produto da vinícola Casanova di Neri, na Toscana, Itália. Depois de ficarem 21 dias em tanques de aço inox, as uvas colhidas para fazer esse vinho tinto amadurecem por 27 meses em barricas de carvalho francês e, depois, mais 30 meses em garrafa. Isso dá à bebida uma cor granada escura, um aroma intenso, com notas de fruta passa, grafite, lavanda e canela. Na boca, mostra ter bom corpo, taninos finos e secos, e profundidade de sabores e aromas. Seu sabor combina com molhos ao funghi, carnes de caça e ragu de rabada. Na importadora Expand, custa 890 reais.
Saído de vinhedos de mais de 60 anos e envelhecido em tonéis de carvalho francês por 32 meses, o tinto "AALTO PS (Pagos Seleccionados)" tema cor rubi muito intensa. Seu aroma mistura frutas negras, violetas, torrefatos com notas minerais, tabaco, chocolate e cacau. Na boca, os taninos são sedosos e maduros, com boa acidez, gosto longo e notas de frutas, alcaçuz e defumados. Seu sabor tem grande harmonização com carnes em geral. O preço, na importadora Península Vinhos, é de 728 reais.
Mais lidas
Mais de Casual
Porsche, camisetas e drinques: parcerias e novidades no mundo do caféVinícola gaúcha com quase 100 anos investe R$ 10 milhões e lança marca de vinhos finosEm São Paulo para o GP de Fórmula 1? Confira 10 restaurantes para aproveitar na cidadeGeração Z gasta mais com alimentação do que com viagens e roupas