Carreira

Vou trabalhar no Carnaval. Quais são os meus direitos?

Carnaval é feriado ou não?Advogado fala são os direitos de quem é escalado para trabalhar durante a época de folia nas ruas do Brasil

máscaras de carnaval (Thinkstock/Thinkstock)

máscaras de carnaval (Thinkstock/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2015 às 11h00.

*Resposta de Marcelo Mascaro Nascimento, sócio do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista e diretor do Núcleo Mascaro

Somente são considerados feriados no Brasil, aqueles determinados por lei: seja por meio de uma Lei Federal (feriados nacionais), estadual (feriados do Estado) ou municipal (feriado do Município).

Apesar da festa de Carnaval estar arraigada nos usos e costumes nacionais como feriado, este não é oficializado por lei federal, como é o caso de outros feriados nacionais.

Assim, o carnaval somente vai gerar direitos extras se for considerado feriado no seu Estado ou no Munícipio. E para tanto, você deve se informar nos sites oficiais de sua localidade.

Caso os dias de carnaval sejam considerados feriado oficial na sua região, o funcionário que trabalhar nestes dias terá direito à remuneração de um dia a mais de serviço, ou seja, o pagamento a mais de 100% do dia de feriado trabalhado. 

Acompanhe tudo sobre:Carnaval

Mais de Carreira

Após o quiet quitting, vem aí o 'stealth firing': a demissão sem intenção de demitir

5 benefícios de continuar estudando mesmo depois da graduação

Como ter coragem para ser a sua melhor versão?

Black Friday: Faculdade EXAME dá acesso total aos seus MBAs por 10 anos cobrando um único valor