Você sabe qual é o plural de benção?
"Bênçãos" ou "benções", qual a sua aposta? Professor de português responde
Da Redação
Publicado em 24 de janeiro de 2017 às 13h02.
Última atualização em 24 de janeiro de 2017 às 17h45.
Há alguns dias, recebi uma mensagem muito interessante. A leitora dizia-se incomodada, após pesquisa no Vocabulário da Academia de Letras, por descobrir os dois plurais "bênçãos" e "benções". Diante disso, não sabia que forma usar.
A palavra oxítona "benções" - tonicidade presente na última sílaba - provém de "benção", com uso formal menos comum no Brasil, mas usada correntemente em Portugal, de acordo com o importante dicionário Houaiss.
Com outras palavras, reproduz assim o Aurélio: "benção, oxítono, seria a boa forma, mas hoje é só usada pelo povo. Houve recuo da acentuação tônica."
No Brasil, de acordo com a língua-padrão, há a preferência por "bênção" e seu correspondente plural "bênçãos".
Houvesse uma questão de concurso , com o seguinte enunciado:
"Qual é o plural de benção?"
É benções, já que a forma acima é a oxítona. Contudo, se o enunciado fosse sobre a forma paroxítona "bênção", aí sim o plural seria "bênçãos".
Uma dica aqui: tenha muito cuidado com a tonicidade de uma palavra; procure observar a presença e a ausência do acento gráfico (agudo, circunflexo ou grave).
Sobre a etimologia (a história do termo), vem do latim "benedictione" e através de várias formas arcaicas e antigas. Remete ao "benedictio", ao bendito, ao bendizer, ao oposto de maldizer, ao louvor. Deu origem a dois nomes próprios conhecidíssimos em nossa Língua: Benedito, Bento.
O beneditino, aliás, é o paciente, o meticuloso, o que se devota incansavelmente a um trabalho meticuloso.
No linguajar popular, existe uma jocosa expressão: "tomar a bênção a cachorro", que significa estar em situação difícil e humilhante; estar em maus lençóis.
Por fim, lembre-se: há tanto "benções" quanto "bênçãos", mas a formalidade hoje, no Brasil, opta pela paroxítona.
Um abraço, até a próxima e siga-me pelo Twitter!
Diogo Arrais
@diogoarrais
Professor de Língua Portuguesa - CPJUR
Autor Gramatical pela Editora Saraiva