Carreira

Você sabe quais são os benefícios da educação financeira para a carreira?

Como ter uma boa saúde financeira, seja para o empreender, profissional de carreira, jovens e estudantes? Sofia Esteves, da Cia. de Talentos, responde

 (Foto/Thinkstock)

(Foto/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2018 às 12h00.

Última atualização em 24 de agosto de 2018 às 10h38.

Nem todo mundo se sente confortável em falar de dinheiro, não é verdade? Mas, vamos lá, perca esse medo e saiba que a educação financeira possibilita grandes investimentos, principalmente na carreira, pois permite que se busque por algo que te traga satisfação e prazer e, ao mesmo tempo, transformar sua vida profissional de forma positiva.

Saiba que colocar tudo na ponta do lápis é importante, mas a inteligência financeira vai além de planilhas: trata-se de um comportamento e de escolhas conscientes! Devemos desenvolver novos hábitos que façam seus gastos se encaixarem no orçamento e ainda permitir que seus sonhos e objetivos se realizem. Com um planejamento adequado e umas economias guardadas é possível investir em sua formação profissional e pessoal, desfrutando de novas experiências e viagens, que tanto nos renovam e ampliam nossa visão de mundo e das próprias oportunidades de carreira. Essa habilidade permite que você também esteja mais apto para controlar o orçamento e custos dos seus projetos ou área da empresa. Se cada um se conscientizar sobre a importância da saúde financeira, haverá mudanças não só em suas próprias vidas, mas também na vida econômica do nosso Brasil.

Vamos à nossa realidade educacional: no nosso país, química orgânica, por exemplo, faz parte do currículo escolar obrigatório. Finanças básicas, não. E como fazer um planejamento de vida ou de negócios sem conhecer finanças básicas? O exame PISA realizado com estudantes de 15 anos de 15 países, afirma que os jovens brasileiros são os mais ignorantes em finanças e isso não é exclusividade apenas deles. Outra pesquisa do SEBRAE aponta que 77% dos empreendedores autônomos que faturam até R$81.000,00 por ano nunca fizeram um curso ou treinamento em finanças. 48% não fazem previsão de gastos, 50% ainda usam o caderno para anotar gastos, 39% não registram todas as receitas e 34% não acompanham, ou acompanham no máximo uma vez ao mês, o saldo de caixa.

E como ter uma boa saúde financeira, seja para o empreender, profissional de carreira, jovens e estudantes?

* Realize mudanças para se ter uma educação financeira, tendo responsabilidade sobre a gestão de suas finanças e fazendo todas as alterações necessárias, mesmo que sejam difíceis e eu sei que será, mas também sei que é possível!

* Defina as suas prioridades e mantenha o foco. Faça as seguintes perguntas: o que é primordial para o andamento da minha carreira ou do meu negócio e onde eu quero chegar? Isso vai te ajudar a eliminar ou reduzir gastos que são menos necessários.

* Controle seus gastos e não deixe de fazer as anotações onde se sentir mais confortável. Mas, não se esqueça de atualizá-las! Desta forma você consegue visualizar as despesas.

Com isso, fica mais fácil planejar e tomar decisões certas na hora de fazer um investimento no trabalho. Os benefícios da educação financeira para gestão de carreira são vários, como por exemplo, a melhora na qualidade do consumo, diminuição do estresse e alívio da pressão financeira, equilíbrio empresarial e motivação, processo de autoconhecimento, permite uma mudança de carreira e a projeção de um futuro muito mais feliz! Arregace as mangas e mãos à obra!

Acompanhe tudo sobre:Vídeos de carreira

Mais de Carreira

Microsoft intensifica esforços para reter talentos em inteligência artificial

Saint Paul e EXAME dão certificado a quem acompanhar aulas virtuais que ensinam IA do zero

Ele criou uma empresa de foguetes que fatura US$ 12 bilhões – mas não tem planos de ir para o espaço

A secretária que virou CEO: os passos de Isabel Figueiredo, a nova CEO da Braskem Idesa no México