Shopping em São Paulo: comércio é exemplo típico de setor com vagas sazonais (.)
Da Redação
Publicado em 25 de março de 2010 às 18h09.
A crise mundial deve afetar a geração de empregos em todos os países - e o Brasil não vai ficar de fora. Mas, apesar das turbulências, é possível também usar o tempo a seu favor. Cada época do ano concentra as ofertas de vagas em alguns setores ou regiões do país. É a chamada sazonalidade do mercado de trabalho. Um exemplo são as contratações da indústria em agosto, a fim de reforçar a produção que será desovada nas festas de fim de ano.
Veja, a seguir, um mapa das oportunidades de trabalho em cada período do ano, elaborado por Adriano Araújo, vice-presidente do Grupo Foco, consultoria de recrutamento e gestão de Recursos Humanos.
Janeiro: promoção de vendas e supervisão de mercadorias para a Páscoa. Por conta disso, empresas de distribuição e logística reforçam as equipes.
Fevereiro: a indústria do chocolate ainda contrata nessa fase, embora as grandes contratações aconteçam em novembro e dezembro.
Março: a Páscoa é a grande geradora de empregos. De setembro inicio da produção até este mês são contratados em média 12.500 funcionários para a produção do chocolate
Abril: o mercado se volta para o Dia das Mães, e o varejo começa a aumentar sua força de vendas
Maio: o setor de entretenimento começa a contratar para os eventos de inverno e os que acontecem nas férias escolares. As maiores oportunidades estão em regiões turísticas.
Junho: a indústria de brinquedos reforça a produção, já prevendo o aumento de demanda para o Dia das Crianças
Agosto: é o mês em que as indústrias começam a preparar os estoques para as festas de fim de ano. Empresas de produtos natalinos, como panetones e bebidas, abrem vagas
Setembro e outubro: o comércio começa a selecionar vendedores, atendentes, caixas e profissionais de telemarketing, preparando o terreno para o período do Natal.
Novembro: início da seleção para as férias de janeiro. Oportunidades em hotéis, resorts e agências de turismo
Dezembro: a indústria de embalagens começa a contratar para a Páscoa. O setor de entretenimento também pode oferecer chances para o Natal.
Leia também: