Carreira

A lista das universidades com mais reclamações no Procon

O Grupo Uniesp aparece na liderança em número de registros, cerca de 140% superior ao período de 2012


	Sala de aula em uma universidade particular: foi a vez de o Procon-SP elaborar ranking com instituições de ensino superior privadas com mais reclamações
 (Kiko Ferrite/Exame)

Sala de aula em uma universidade particular: foi a vez de o Procon-SP elaborar ranking com instituições de ensino superior privadas com mais reclamações (Kiko Ferrite/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2013 às 15h14.

São Paulo - Periodicamente, o Procon-SP divulga listas com as empresas mais reclamadas e sites que devem ser evitados por consumidores, mas desta vez, em época de matrícula escolar, foi a vez de o órgão elaborar um ranking com as instituições de ensino superior privadas com mais reclamações.

O Grupo Uniesp aparece na liderança em número de registros, cerca de 140% superiores ao período de 2012. As principais queixas são de problemas relacionados à oferta de curso de ensino superior gratuito ("Você na faculdade: a Uniesp paga") e contratação obrigatória do FIES para liberação do acesso às aulas e provas.

Por conta dessas e outras irregularidades relativas ao FIES e Prouni, o grupo chegou, inclusive, a ser impedido - neste ano - de abrir novos cursos pelo MEC.

A segunda colocada no ranking foi a Anhanguera Educacional, responsável pelas instituições Uniban, Unibero e Anhanguera. O problema mais recorrente refere-se a procedimentos de cobrança, como falta de emissão de boletos, processos mal sucedidos de trancamento, cancelamento ou transferência, pagamentos realizados a empresas terceirizadas e não reconhecidos pela instituição, além da inclusão irregular do nome dos alunos em cadastros como o do Serasa.

O Ranking:

Instituição Reclamações
Grupo Uniesp 290
AnhangueraEducacional 178
Universidade Anhembi Morumbi 165
Uninove 129
Unip 96
FMU 93
Unisa 52
Unicid 50
Estácio 45
Unicsul 31

Posicionamento da Anhanguera Educacional sobre a lista

"A Anhanguera Educacional esclarece que o número de 178 CPIs (Cartas de Informação Preliminar) emitidas pelo Procon representa menos de 0,05% do total de 428 mil alunos do Grupo. A Anhanguera ressalta ainda que o relacionamento com o aluno é uma prioridade para o Grupo. Com atuação nacional em 24 Estados, além do Distrito Federal, mais de 900.000 atendimentos foram realizados nos canais de relacionamento com o aluno até outubro de 2013"

Texto atualizado no dia 10 de dezembro, às 16h, para inclusão do posicionamento da Anhanguera Educacional.

Acompanhe tudo sobre:CursosEducação no BrasilEnsino superiorProcon

Mais de Carreira

Só EBITDA não basta: o que aprender com WEG e Renner a remunerar para gerar valor?

Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuação

Pedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova lei

Brasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalho