Crianças e sonhadores em todo o mundo: ser astronauta é possível (Divulgação/ Virgin Gallactic)
Da Redação
Publicado em 14 de abril de 2011 às 11h16.
São Paulo - Do fundo da gaveta dos sonhos de infância, adultos em todo o mundo podem começar o resgate da esperança de trabalhar com vôos pelo espaço. A Virgin Galactic LLC, a primeira companhia comercial de voos espaciais do mundo, está expandindo os negócios e procura novos piloto-astronautas.
Em anúncio divulgado nesta semana, a companhia informa que a primeira parte das contratações inclui três oportunidades para astronautas, que vão passar por treinamento para pilotar clientes em voos comerciais pelo espaço.
Os aspirantes às vagas podem se inscrever pelo site da Virgin, mas precisam atender a critérios rigorosos e que podem desanimar brasileiros.
Para se tornar um piloto-astronauta, o candidato precisa ser cidadão norte-americano, possuir licença de piloto pela FAA (Agência Federal de Administração da Aviação Civil nos Estados Unidos), ser graduado em nível superior em campo técnico "relevante", ser graduado em escola de pilotos por pelo menos dois anos e meio, um histórico mínimo de três mil horas de voos e experiência operacional em projetos de aviação aeroespacial, entre outros requisitos.
As inscrições estão abertas até 30 de abril e salários e benefícios não foram divulgados.
Os requisitos da primeira equipe a ser contratada se relacionam, principalmente, com as funções iniciais de testar voos e desenvolver o sistema de voos espaciais da empresa, além de influenciar futuros astronautas - e mais garotos - a se candidatar à carreira. Quem não atende às exigências atualmente, pode se preparar para as vagas que a companhia disse esperar abrir nos próximos anos.
Veja o vídeo (em inglês) do primeiro voo da SpaceShip One (protótipo da SpaceShip Two, a ser pilotada pelos novos contratados) antes de se candidatar: