Carreira

Quarta-feira de Cinzas é feriado ou ponto facultativo? Entenda

Data encerra a folia de Carnaval e dá início à Quaresma

Fim do carnaval: quart-feira de Cinzas encerra o período de folia (Priscila Zambotto/Getty Images)

Fim do carnaval: quart-feira de Cinzas encerra o período de folia (Priscila Zambotto/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 21 de fevereiro de 2023 às 15h58.

A quarta-feira de Cinzas marca o fim da folia de Carnaval e o início da Quaresma para a Igreja Católica, mas a data não é considerada feriado pela lei federal. Assim como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval, a empresa pode exigir que seus empregados trabalhem normalmente.

No âmbito federal, ou seja, de aplicação em todo o território nacional, são considerados feriados os seguintes dias apenas: 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro.

Ponto facultativo

Como a data não é feriado, cada estado define se reconhece o dia como ponto facultativo ou não. No caso de ponto facultativo, fica a critério dos empregadores decidirem se vai ser preciso ou não trabalhar.

Em 2023, a maioria das capitais brasileiras  e alguns Estados definiram a quarta-feira de Cinzas como ponto facultativo com horário especial. Em São Paulo, por exemplo, diversos serviços estaduais, como do Poupatempo, só funcionam a partir das 12h.

É comum que as empresas dispensem os trabalhadores na quarta-feira de Cinzas até meio-dia, mas a adoção da prática não é obrigatória. Por isso, caso a empresa não conceda a manhã de folga, é preciso negociar com o empregador ou cumprir expediente normalmente.

Quais serviços funcionam na quarta-feira de Cinzas?

Na quarta-feira, 22, os bancos abrem às 12h. A Febraban, federação do setor, diz que os bancos devem abrir antes das 12h nos locais em que as agências fecham antes das 15h.

Na Bolsa de Valores, o pregão só começará às 13h para ativos como ações. Operações de papéis do Tesouro Direto só começarão às 14h.

Entre os serviços do governo federal, os Correios funcionam a partir das 12h e as agências do INSS retomam as atividades às 14h.

Acompanhe tudo sobre:CarnavalMercado de trabalho

Mais de Carreira

Como usar a técnica que transformou a cultura da Microsoft para impulsionar sua carreira

10 dicas para se destacar em um ambiente de trabalho competitivo

Como responder 'Como você lida com mudanças?' na entrevista de emprego

Por que a cultura da empresa é a chave para atrair e reter talentos?