JBS Sem Fronteiras: uma oportunidade para colaboradores interessados em trabalhar em unidades da companhia pelo mundo (JBS/Divulgação)
EXAME Solutions
Publicado em 31 de janeiro de 2024 às 15h35.
Última atualização em 5 de fevereiro de 2024 às 10h31.
Para quem tem o sonho de morar e trabalhar no exterior, seja em busca por melhor qualidade de vida, novas experiências culturais ou aperfeiçoamento de língua estrangeira, a JBS – uma das maiores empresas de alimentos do mundo –, possui um processo seletivo permanente em aberto a colaboradores interessados em trabalhar em suas unidades em Argentina, Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido.
A iniciativa faz parte do programa JBS Sem Fronteiras, um programa criado em 2015 para promover o intercâmbio profissional de operadores da Friboi e da Seara para a cidade de Brooks, em Alberta, no Canadá, e que hoje oferece vagas para todos os níveis hierárquicos pelo mundo.
“Temos como missão dar oportunidade de um futuro melhor a todos os nossos colaboradores, e o JBS Sem Fronteiras é um exemplo de como a companhia faz isso na prática. Somos uma empresa global, e isso possibilita a construção de carreira tanto no Brasil quanto no exterior”, diz Fernando Meller, diretor de RH da JBS Brasil.
Como participar do JBS sem Fronteiras
Um dos escolhidos para o programa foi Henrique Mendes da Silva, de 27 anos. Ele embarcou para a JBS Canadá depois de oito anos atuando na linha de produção da empresa em Marabá, no Pará.
“Quando eu soube da oportunidade fiquei encantado com a possibilidade de morar num país de primeiro mundo, algo raro para quem vive na minha região, no Norte do Brasil. Para não perder essa chance e me preparar, iniciei o treinamento para a função pretendida na JBS no Brasil. No processo seletivo, passei na primeira tentativa, estava muito focado e obstinado para conquistar esse sonho”, diz Silva.
O Canadá também foi o destino escolhido por Esdras Mota da Silva, de 40 anos, que embarcou com a esposa e os dois filhos. Nascido em Itapetinga, na Bahia, ele contou com a ajuda da JBS, que custeou moradia e alimentação por quatro semanas no novo país, e o assessorou na busca de uma residência fixa e de escola para as crianças.
“Estou vivendo o dia mais importante da minha vida, que é a realização de um sonho, uma oportunidade de dar uma vida melhor para os meus filhos, que terão a fluência no inglês, tão importante para o futuro deles”, diz.
Mais recentemente, foi a vez de Gabriel Antunes Oliveira Lima, 27 anos, desembarcar em Queensland, na Austrália. Aprovado no maior processo seletivo que o programa já abriu, ano passado, com mais de 1.500 vagas para o país da Oceania, o colaborador da JBS de Dourados embarcou no dia 21 de janeiro.
“Trabalhar na Austrália é uma grande realização na minha vida e, graças as possibilidades ofertadas pela companhia, e da minha parte, pelo meu esforço e disciplina nos estudos, esse sonho se tornou realidade”, conta.
Aos interessados em trabalhar na JBS, atualmente a companhia está com 4.453 vagas disponíveis para suas unidades e escritórios espalhados pelo Brasil. Exceto para as posições de operador de produção, em que a entrega do currículo precisa ser feita pessoalmente na unidade, no site JBS Carreiras é possível consultar e se inscrever nas oportunidades em posições administrativas e de gestão.
Maior empregadora do Brasil, a companhia tem atualmente mais de 150 mil colaboradores em todas as regiões do Brasil, além de 270 mil pessoas empregadas em fábricas e unidades comerciais em 24 países de todos os continentes.