Susto: "I am watching this horror movie by myself" (foto/Thinkstock)
Da Redação
Publicado em 18 de setembro de 2019 às 12h00.
Última atualização em 18 de setembro de 2019 às 12h00.
Quando falamos em “pronomes reflexivos” alguns alunos ficam assustados, achando que é uma coisa super complicada. Mas, na verdade, eles são mais simples do que parecem. Todos os dias nós usamos o equivalente em português e nem percebemos, e, para usar em inglês, é só seguir algumas regrinhas que não tem erro.
Os pronomes reflexivos são todos aqueles que terminam em “-self”, ou seja, myself, yourself, himself, herself, itself, ourselves, yourselves e themselves (atenção para a forma no plural: “-selves”). E, se fôssemos traduzir, seria algo como “eu mesmo”, “ela mesma”, “nós mesmos”, e por aí vai.
O pronome reflexivo sempre será o equivalente do sujeito da frase, ou seja, se a frase começar com “I” o equivalente será “myself”, se o sujeito for “you” então usaremos “yourself”, e isso com todos os pronomes.
Mas se a dúvida é quando utilizar, então siga as regrinhas abaixo.
Neste caso, o pronome reflexivo serve apenas para enfatizar quem fez a ação (tanto que ele nem é obrigatório na frase). Olha só:
I painted the walls. - Eu pintei as paredes.
I painted the walls myself. - Eu mesmo pintei as paredes.
Susan fixed the car herself.
Bob and Peter did the research themselves.
I can’t wait, I’m going to write this email myself.
Parece complicado, mas não é. Imagine que você está cozinhando e, sem querer, corta o próprio dedo: você pode dizer “eu me cortei”, porque você executou e recebeu a ação.
I cut myself with the knife.
Johnny cooked dinner for himself.
Mary bought herself a new car.
Agora o pronome reflexivo vem acompanhado da preposição “by” e quer dizer que a pessoa executou a ação completamente sozinha (ninguém ajudou e ninguém estava por perto).
I am watching this horror movie by myself.
Karen wants to learn coding by herself.
The children cleaned their bedroom by themselves.
Michel Rosas é professor de inglês e gerente de marketing na Companhia de Idiomas.