EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.
SÃO PAULO (Reuters) - A produtora de frangos norte-americana Pilgrim's Pride anunciou nesta terça-feira que eliminou 230 cargos de sua estrutura, uma das ações incluídas na primeira fase da integração da empresa com a JBS USA, subsidiária norte-americana do grupo brasileiro JBS.
Segundo a Pilgrim's, a maior parte das demissões ocorrerá em sua sede em Pittsburg, no Texas, enquanto a companhia segue com os planos de consolidar as funções corporativas para os escritórios da JBS USA em Greeley, no Colorado.
A empresa ressaltou em comunicado que não haverá impacto nas operações ou na produção, já que nenhum dos postos eliminados está relacionado ao dia-a-dia da área produtiva.
"Decisões como essas são sempre difíceis porque afetam as vidas de funcionários que contribuíram muito para a companhia ao longo dos anos, especialmente no período recente da reestruturação", disse o presidente-executivo da empresa, Don Jackson, no comunicado.
"Mas ao mesmo tempo, essas mudanças são absolutamente necessárias para obtermos os benefícios completos de nossa integração com a JBS", acrescentou.
A Pilgrim's e a JBS USA continuam avaliando as necessidades das empresas e esperam concluir os planos da consolidação em três a seis meses.
A Pilgrim's informou em 28 de dezembro que havia saído da recuperação judicial, pouco mais de um ano depois de ter pedido proteção contra falência.
O acordo da empresa para sair da recuperação judicial incluía a venda de uma participação majoritária para o grupo brasileiro JBS por 800 milhões de dólares.
A Pilgrim's Pride Corporation emprega aproximadamente 41 mil pessoas e opera unidades de abate e processamento de aves em 12 Estados nos EUA, além de Porto Rico e México.
A compra da companhia marcou a entrada da JBS, maior processadora mundial de carne bovina, no setor de aves.
(Por Marcelo Teixeira e Camila Moreira)