Carreira

Perdi a promoção na empresa. E agora?

Você já era cotado para subir na hierarquia, mas os planos da empresa mudaram e a promoção não veio. Especialistas ensinam como lidar com isso:


	Indecisão: ao perder uma esperada promoção muita gente fica sem saber  se deve ou não continuar na empresa
 (Divulgação)

Indecisão: ao perder uma esperada promoção muita gente fica sem saber  se deve ou não continuar na empresa (Divulgação)

Camila Pati

Camila Pati

Publicado em 13 de agosto de 2012 às 14h22.

São Paulo - Escolhido como CEO temporário do Yahoo! até a chegada de Marissa Mayer, Ross Levinsohn decidiu sair após a contratação da executiva do Google. Ele ficou dois meses como interino e chegou a ser cotado para assumir definitivamente o cargo. Em seu comunicado de saída, disse que era chegada a hora de partir para o próximo desafio.

O caso do Yahoo! ilustra uma questão delicada no mercado de trabalho. O que fazer quando se espera uma promoção, mas ela não vem? Antes de definir se fica ou não na empresa, é preciso ter cuidado ao reagir à notícia. Confira o que especialistas consultados por Exame.com recomendam:

A reação

Para Celia Spangher, diretora de gestão do talento da Maxim, ter bem clara a diferença entre emprego e carreira vai definir a reação. “Quem tem a sua carreira planejada encara as posições ocupadas como passos previstos dentro de um plano maior”, diz.

Por outro lado, explica, ficar agarrado à sua posição, ao emprego atual, pode levar à sensação de fracasso quando os planos não saem como o previsto. Maturidade e equilíbrio dentro de um planejamento adequado de carreira são os conselhos da especialista para quem está nesta situação.
Antes de tudo não se queixe. “Ficar reclamando é a pior atitude”, diz Pablo Aversa, sócio da Alliance Coaching. No entanto, diz, este é o tipo de reação mais comum.

Entendimento

Saber os motivos pelos quais foi preterido é essencial para quem está em busca de crescimento, na opinião do especialista. “O ideal é pedir um feedback para o chefe ou para a liderança da empresa”, diz Aversa.


Lembre-se de que esta fase pode servir de aprendizado. Avalie quais habilidades precisam ser desenvolvidas. “As maiores lições vêm dos obstáculos, problemas e fracassos”, diz Celia. “O próprio Steve Jobs foi ‘demitido’ de sua própria empresa e obteve o melhor dessa experiência”,afirma a especialista.


Ficar ou partir?

Após o cuidado com a reação na hora de receber a notícia e a busca do motivo pelo qual não foi promovido, pense no futuro: ficar ou partir?

Para Celia Spangher quanto mais alto o cargo, mais difícil a permanência. “Em posições de liderança, acho muito difícil que o profissional permaneça, a não ser que a empresa ofereça uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento de talentos equivalente”, diz.

Se a opção é por novos desafios, como decidiu Levinsohn, mantenha as portas abertas e mãos à obra. “O ideal é não deixar a peteca cair, encarar o mercado com toda a garra e estar disposto e aberto”, diz Celia.

No entanto, se sentir que o ciclo na empresa ainda não fechou, avalie porque quer ficar. Se os motivos forem focados na contribuição que você ainda pode dar para a empresa será mais fácil continuar motivado. Por isso enfatizar o lado positivo é muito importante. “Pense: ok, foi um choque, mas vou seguir em frente”, diz Aversa.

Uma alternativa é mudar de atitude no trabalho. “Encarar o desafio e tentar ser um profissional melhor dentro da empresa”, diz o sócio Alliance Coaching.
“Mas se a permanência for por questões de medo do mercado ou mesmo acomodação, sem dúvida manter a motivação será um grande desafio”, alerta Célia. Na opinião dela, mais cedo ou mais tarde, a saída acabará sendo inevitável.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosComportamentoExecutivosMercado de trabalho

Mais de Carreira

Conheça frases que podem te ajudar a lidar com pessoas difíceis no trabalho

Para além do LinkedIn: Geração Z busca agora vagas de emprego no Instagram – próximo alvo? TikTok

5 coisas que um recrutador não precisa saber sobre você

Como se sair bem em uma dinâmica de grupo? Saiba como mandar bem com essas 5 dicas

Mais na Exame