Os salários dos atletas mais bem pagos em 2012, segundo a Forbes
Tiger Woods perde posto de melhor salário do mundo dos esportes para o pugilista Floyd Mayweather
Talita Abrantes
Publicado em 19 de junho de 2012 às 13h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h22.
São Paulo – O topo da carreira esportiva é um espaço reservado para poucos. Mas quem chega lá tem a seu dispor salários milionários – mesmo que por algumas temporadas. Agora, qual é o esporte que garante as melhores remunerações (entre prêmios por vitórias, salários e patrocínios)? Segundo ranking da Forbes divulgado esta semana, tendo em vista rendimentos acumulados desde a temporada de 2011, boxe ganhou este título. E o pugilista americano Floyd Mayweather, o pódio de atleta mais bem pago com 85 milhões de dólares graças, basicamente, as suas últimas (e milionárias) vitórias. Com isso, ele desbanca o jogador de golfe Tiger Woods. Mas por pouco não consegue o feito. Em janeiro, foi condenado à prisão por violência doméstica. Mas só não foi para a cadeia porque tinha uma luta contra Miguel Couto. A vitória rendeu a ele 32 milhões de dólares em prêmio. Na semana passada, Mayweather teve seu pedido de prisão domiciliar negado. A pena, que começou em 1 de junho, deve durar 87 dias. Clique nas fotos acima e confira os outros atletas que nadaram em rios de dinheiro nos últimos meses.
Outro pugilista lidera o ranking de atletas mais bem pagos do ano. O filipino Manny Pacquiao, de 33 anos, está na segunda posição com 62 milhões de dólares. O atleta, que também atua como político nas Filipinas, tem patrocinadores como Nike e Monster Energy.
Com menos patrocinadores no currículo, os rendimentos de Tiger Woods estão em queda. Só para ter uma ideia entre junho de 2010 e maio de 2011, quando pela oitava vez liderou o ranking de atletas mais bem pagos dos EUA segundo a Sports Illustrated, Woods teve um faturamento de 62 milhões de dólares. No ano anterior, este valor foi de 90,5 milhões. Agora, além de perder o pódio dos mais bem pagos, Woods fecha as contas dos últimos meses com “apenas” 59,4 milhões de dólares em caixa. Destes, 55 milhões vieram de patrocínios como o que mantém com a Nike.
Por três vezes, o jogador do Miami Heats LeBron James ganhou o título de jogador mais valiuso da NBA. Não é por acaso. Em sua carreira, já ultrapassou os 19 mil pontos. Do total de 53 milhões de dólares que recebeu desde 2011, 40 milhões vieram de patrocínios.
No ranking da atual da ATP, o tenista suíço Federer aparece na terceira posição. Em 2004, alcançou a primeira posição no ranking. Ao longo de sua carreira acumulou 846 vitórias, 192 derrotas e mais de 71 milhões de dólares em prêmios, de acordo com a ATP. Do total de US$ 52,7 milhões que recebeu desde 2011, 45 milhões vieram de patrocínios com marcas como Nike e Credit Suisse.
Com o salário mais alto da NBA, o armador do Los Angeles Lakers Bryant começou sua carreira em 1996. No currículo, tem uma medalha de ouro olímpica conquistada nos jogos de Pequim em 2008. Do total de 52,3 milhões de dólares que recebeu no ano passado, 32 milhões vieram de patrocínios.
Aos 42 anos, o jogador de golfe Phil Michelson (que é formado em psicologia) acumula vinte anos de carreira. Ele estreou no esporte enquanto estudava na Universidade Estadual do Arizona, em 1992. Do total de 47,8 milhões de dólares que recebeu desde o ano passado, 43 milhões são oriundos de patrocínios.
Aos 37 anos, Beckham tem seus maiores rendimentos oriundos da exploração da sua imagem. Do total de 46 milhões de dólares que recebeu desde 2011, apenas 9 milhões são relativos ao seu salário anual. Em janeiro, renovou por mais dois anos seu contrato com o Los Angeles Galaxy.
Considerado o jogador mais valioso do mundo, segundo estudo recente do IPAM –The Marketing School, Cristiano Ronaldo defende desde 2009 a camisa do Real Madrid. Ele também foi o protagonista da transação mais cara da história recente do futebol. Pelo seu passe, o Real Madrid pagou 94 milhões de euros para o Manchester United.
Dos 42,5 milhões que recebeu nos últimos meses, 22 milhões foram oriundos de patrocínios com marcas como Nike e Konami.
Dos 42,5 milhões que recebeu nos últimos meses, 22 milhões foram oriundos de patrocínios com marcas como Nike e Konami.
Em março, o zagueiro de futebol americano fechou um contrato de cinco anos no valor de 96 milhões de dólares com o Denver Broncos. Aos 36 anos, Peyton Manning defendeu nas últimas 13 temporadas a camisa do Indianopolis Colts. No ano passado, ficou afastado dos campos graças a uma cirurgia no pescoço. Dos 42,2 milhões de dólares que recebeu no ano passado, 10 milhões vieram de patrocínios. Ele começou sua carreira na Universidade do Tenessee.
Mais lidas
Mais de Carreira
Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescerEscala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisaComo preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman