Carreira

O que não falar em uma entrevista de emprego, segundo ex-recrutador do Google

Nolan Church diz que tentar mostrar perfeição soa muito ruim

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 18 de março de 2024 às 16h40.

Há várias táticas que você pode empregar para impressionar numa entrevista de emprego. Falar ao recrutador o que o entusiasma na função mostra que você está genuinamente interessado na oportunidade.

É muito bom também você perguntar qual problema pode resolver logo no primeiro dia para começar a se preparar quando for contratado. Sempre sorria enquanto o recrutador estiver falando para mostrar que você é confiante.

Mas é claro que existem comportamentos que você deve evitar a qualquer custo. Na verdade, "grandes sinais de alerta", segundo Nolan Church, ex-recrutador do Google e CEO da empresa de dados salariais FairComp, falou ao site da CNBC.

'Eu trabalho demais' ou 'Sou perfeccionista'

Para começar, quando o entrevistador perguntar em que você pode melhorar, não use frases que façam parecer que você acha que não tem nada a aprender. Lembre-se: a empresa não está te contratando para ser perfeito, mas sim para executar bem as funções e crescer com o time.

Em vez de frases vazias, Church recomenda dar um exemplo de um erro que você cometeu, o que aprendeu com ele e como melhorou no futuro.

Não transfira a culpa a ninguém

Não diga nada negativo sobre as pessoas com quem você trabalhou. Quer se trate de um ex-colega, gerente ou empresa, "qualquer coisa que transfira a culpa de você para outra pessoa" soa mal, diz Church.

"As pessoas com quem você quer trabalhar assumem total propriedade e responsabilidade pelo que fizeram no passado", diz ele, mesmo que você tenha feito besteira. Assumir a responsabilidade indica que você é humilde o suficiente para admitir que não é perfeito e que está disposto a aprender com seus erros e melhorar.

'Não sei'

Por fim, evite responder às perguntas com "não sei". Quando o ex-recrutador do Google ouve isso, pensa: "Ok, então, tipo, a conversa acabou? Você não vai resolver esses problemas?"

Especialmente no que diz respeito aos jovens que estão começando suas carreiras, é possível que você não tenha muita experiência ou anedotas para usar e dar exemplos concretos do que conseguiu realizar. Nesses casos, "não há problema em dizer: 'Não sei, mas é assim que eu descobriria'", diz ele. Dê alguns exemplos de como você lidaria com o problema hipoteticamente para mostrar que você seria proativo para seguir em frente.

Em última análise, se você conseguir o emprego, "estamos pagando você para resolver esse problema" que eles estão apresentando, lembra Church. Mesmo na entrevista, você terá de provar que pode fazer isso.

Acompanhe tudo sobre:entrevistas-de-empregoDicas de carreira

Mais de Carreira

Gráfico da felicidade mostra pico aos 30 e aos 70 anos; entenda

7 profissões para quem gosta de vinho

Você se dá bem com seus amigos? Amizades são importantes para a longevidade, apontam estudos

Quer trabalhar com marketing digital, mas não sabe por onde começar? Aqui está o caminho

Mais na Exame