Exame Logo

O mercado em que você trabalha vai mal? Veja como mudar

Há opções de emprego para quem trabalha em mercados que podem ter mau desempenho em 2015. Saiba que competências desenvolver para migrar de setor

Setor: Açúcar e Álcool (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2015 às 18h05.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h47.

A intervenção do governo no preço da gasolina em 2014 reduziu a competitividade do etanol e resultou no fechamento de quase uma centena de usinas em todo o país. Alternativa: Agricultura   A safra deste ano deverá crescer 4,5%, principalmente com o aumento da produtividade. Em 2015, a Monsanto, por exemplo, aplicará 150 milhões de dólares em seu centro de pesquisas de sementes em Petrolina, Pernambuco. Competências em comum: Planejamento de safra e ganho de produtividade. O que falta desenvolver: Noções técnicas sobre as culturas com que vão trabalhar e sobre negociação internacional.
  • 2. Setor: Indústria Automotiva

    2 /4(Divulgação)

  • Veja também

    Com imposto mais alto e crédito restrito, as vendas estão em queda, e férias coletivas e suspensões de contratos de trabalho viraram rotina. Alternativa: Carros de luxo No segmento de carros de luxo ainda há investimento. Algumas marcas desse nicho, como Jaguar, Audi e Mercedes, vão iniciar ou ampliar a fabricação de carros no país. Competências em comum: Conhecimento técnico sobre o produto e sobre a dinâmica de produção e distribuição. O que falta desenvolver: Na indústria automotiva de luxo é preciso conhecer normas de importação e ter relacionamento próximo com a clientela.
  • 3. Setor: Distribuição de energia

    3 /4(Pedro Danthas)

  • No início do ano, o governo confirmou que não daria mais subsídios às distribuidoras de energia. A escassez de água pode afetar a oferta. Alternativa: Energias alternativas O Brasil é um dos campeões de empregos em energia limpa. A italiana Enel Green Power, por exemplo, acaba de investir 130 milhões de euros em projetos de energia solar e eólica no Brasil. Competências em comum: Legislação do setor e questões técnicas, como o funcionamento dos leilões de energia. O que falta desenvolver: Noções de sustentabilidade e do mercado livre de energia, em que ela é vendida pelas geradoras diretamente às empresas privada.
  • 4. Setor: Indústria de Bens Duráveis

    4 /4(Pedro Danthas)

    Com juros mais altos e consumidores temerosos em assumir prestações, fabricantes de itens como computadores, geladeiras e televisores enfrentam redução nas vendas. Alternativa: Bens não duráveis  A indústria de alimentos e higiene pessoal — itens de menor valor — segue com boas perspectivas. A americana Mary Kay abrirá uma fábrica e cinco centros de distribuição no país. Competências em comum: Gestão de marcas e análise de hábitos do consumidor. O que falta desenvolver: Distribuição com prazos de vencimento mais curtos e relacionamento com novos canais de venda, como varejo de bairro.
  • Acompanhe tudo sobre:acucarÁlcool combustívelAutoindústriabens-de-consumoCana de açúcarCarrosCarros importadosCommoditiesEmprego formalEmpregosEmpregos verdesEnergiaEnergia elétricaEnergia eólicaEnergia nuclearEnergia renovávelEnergia solarIndústriaInfraestruturaMercado de trabalhoServiçosVeículos

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame