O currículo acadêmico de 10 presidentes de multinacionais
Confira onde 10 executivos no comando de multinacionais fizeram faculdade e MBA
Camila Pati
Publicado em 9 de fevereiro de 2015 às 07h47.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h44.
Ter uma universidade renomada no currículo não é necessariamente o passo principal para se chegar ao topo de carreira. Recente depoimento de Jack Ma, fundador do Alibaba, é uma prova disso. Ele, que hoje é o homem mais rico da China, contou ter sido rejeitado por Harvard mais de 10 vezes. Mas, é inegável que excelente formação acadêmica é, sim, uma característica comum a muitos executivos de sucesso. Um levantamento realizado pela Fortune mostra que um a cada três presidentes das 500 maiores empresas do mundo, fez MBA, por exemplo. E a Harvard Business School, uma das melhores escolas de negócios do mundo, formou 28 deles, de acordo com a mesma publicação. Confira onde estudaram 10 presidentes de empresa:
Jeff Immelt é formado em matemática aplicada pela Darmouth College desde 1978 e fez MBA em Harvard, concluído em 1982.
A.G. Lafley é formado em história pela Hamilton College, desde 1969. Formou-se no MBA de Harvard em 1977.
John Donahoe é formado em economia pela Darmouth College. Fez MBA em Stanford, formando-se em 1986.
Mary Barra é formada em engenharia elétrica pelo General Motors Institute (que hoje é a Kettering University). Em 1990, se formou no MBA de Stanford.
Satya Nadella estudou ciências da computação na University of Wisconsin-Milwaukee. Fez MBA na Chicago Booth School of Business e se formou em 1997.
Alex Gorsky é formado desde 1982 em ciências pela U.S. Military Academy. Ele serviu o exército por 6 anos, encerrando a carreira militar como capitão. Fez MBA na Wharton School, da Universidade da Pensilvânia. Formou-se em 1996.
Cesar Alierta é formado em direito pela Universidade de Zaragoza. Em 1970 concluiu MBA na Columbia Business School.
Charles Scharf tem formação na área de artes pela John Hopkins University e fez MBA na Stern School of Business, da Universidade de Nova York.
Meg Whitman formou-se no MBA de Harvard em 1979. Antes disso, estudou economia na Princeton University.
André Calantzopoulos é engenheiro eletricista por formação, com diploma do Swiss Federal Institute of Technology. Tem diploma de MBA do INSEAD, da França, desde 1984.