São Paulo - Se ao chegar a uma entrevista de emprego a primeira coisa que você faz é perguntar o salário ofertado pela companhia, saiba que essa atitude pode estar sendo mal vista. Segundo um levantamento realizado pela consultoria Robert Half, 30% dos diretores de RH aconselham que seus candidatos falem sobre a remuneração apenas durante as fases finais de um processo seletivo. Enquanto isso, 14% dos profissionais entrevistados acreditam que o assunto deve ser uma iniciativa do recrutador. A pesquisa foi realizada pela consultoria em novembro do ano passado e contou com 1 675 diretores de recursos humanos em 12 países, incluindo o Brasil. De acordo com a média global, 45% dos recrutadores aconselham o candidato a falar sobre salário a partir de uma segunda entrevista. Já 8% dos gestores acreditam que seja melhor o profissional esperar o empregador levantar o assunto. Com a ajuda da Robert Half, INFO preparou uma lista com 4 dicas para quem precisa tratar sobre remuneração com um recrutador sem cometer gafes. Veja a seguir:
2. Pesquise a média salarial na companhiazoom_out_map
2/6(jeu/Thinkstock)
Sites como LoveMondays, Glassdoor e o Salary Guide da Robert Half ajudam bastante os candidatos ao fornecer uma média de remuneração paga aos profissionais nas companhias. Normalmente, esses dados são coletados a partir de feedbacks dos próprios funcionários. Por isso, fique de olho no salário oferecido para seu cargo em várias empresas do segmento e também sobre a companhia onde será entrevistado.
Tenha bons argumentos para falar sobre sua experiência profissional. Conte suas habilidades, desafios, sucessos e maiores realizações que possam ser úteis e trazer bons resultados para a companhia.
Espere que a companhia comece a falar sobre remuneração. Analise os pré-requisitos da posição pretendida e veja se ela coincide com o salário que você deseja negociar.
Segundo a consultoria, o candidato nunca deve fornecer informações erradas sobre o salário atual que recebe ou falar sobre outas propostas de remuneração maior para pressionar o recrutador. É preciso ser honesto sobre a remuneração pretendida e a que é paga em seu emprego atual.
Um dos sinais do futuro do trabalho é demandar habilidades profissionais que não necessariamente fazem parte do job description da posição que irão ocupar. Veja dicas para se destacar no trabalho em 2025
O estilo “work-life balance” é algo comum no país considerado o mais feliz do mundo; veja quais iniciativas existem lá e que poderiam ser praticadas no Brasil