Web4br (Thinkstock/Huchen Lu)
Da Redação
Publicado em 19 de junho de 2015 às 09h49.
Para ganhar cada vez mais repertório na língua inglesa, é fundamental contar com um bom dicionário. Ou alguns bons dicionários.
A seguir, veja 10 opções de consulta na internet recomendadas por professores, consultores e tradutores da Companhia de Idiomas, com as suas respectivas vantagens para o estudante de inglês:
1) merriam-webster.com
Este foi o campeão, citado pela maioria dos professores e tradutores consultados. É um dicionário prático, oferece algumas atividades relacionadas ao termo procurado, além de vídeos de aproximadamente dois minutos, com explicações esclarecedoras sobre a língua inglesa. Também oferece um aplicativo gratuito para iOS e Android.
2) oed.com
O tradicional Oxford English Dictionary se define como “the definitive record of the English Language”. É, realmente, um completo dicionário inglês/inglês, com etimologia, transcrição fonética, frases e citações com a palavra.
3) thefreedictionary.com
Tem pronúncia em áudio para inglês americano e britânico, expressões idiomáticas e definição de acrônimos (como B&M, PIZDA etc). Além disso, tem páginas exclusivas para inglês jurídico, médico etc.
4) wordreference.com
Este é um "queridinho" dos tradutores. Além da tradução para diferentes idiomas, o site traz fóruns separados por línguas, links para outros dicionários e diretórios online. Conta até com um conjugador de verbos.
5) urbandictionary.com
É um dicionário informal da língua inglesa, com gírias e expressões que estão surgindo. Bem moderno, é útil para quem quer aprender o que se fala na rua (aviso: existem até palavrões).
6) businessdictionary.com
É direcionado a algumas áreas específicas do mundo dos negócios. Todo dia apresenta uma palavra nova, o "term of the day", além de atividades, vídeos e artigos.
7) linguee.com
A proposta do site é buscar a tradução do termo pesquisado em bilhões de textos bilíngues. O site afirma que as o conteúdo é revisado por sua equipe, mas é sempre bom tomar cuidado para não se enganar achando que a primeira definição é a que vale. Além da tradução, você também pode ver a classe gramatical da palavra, além de muitos exemplos contextualizados.
8) pt.forvo.com
Este é um ótimo guia de pronúncia. O princípio é o mesmo que rege vários sites hoje, inspirados pela Wikipedia: colaboração entre os usuários. Tem um bom acervo de palavras em muitos idiomas, pronunciadas por nativos.
9) inogolo.com
Este é outro guia de pronúncia, como o Forvo, mas contém apenas palavras em inglês. É possível pesquisar por categorias como filosofia, moda, política, ciência, entre muitas outras.
10) onelook.com
Este é um agregador de links para todos os sites de dicionários mais conhecidos. É uma espécie de diretório de dicionários e pode ser muito útil dependendo do objetivo da sua consulta.