Exame Logo

Netflix adota sistema de licença maternidade ilimitada

A empresa anunciou que está adotando nova política de licenças ilimitadas de maternidade e paternidade, sem reduzir salários

Netflix: "estamos introduzindo uma política de licença ilimitada para novas mães e pais que permite que se afastem por tanto tempo quanto precisarem", diz a empresa (Victor J. Blue/Bloomberg)
DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2015 às 20h12.

A empresa norte-americana de serviços de transmissão de filmes pela Internet Netflix anunciou nesta terça-feira que está adotando uma nova política de licenças ilimitadas de maternidade e paternidade para seus funcionários, sem redução de salário .

"Estamos introduzindo uma política de licença ilimitada para novas mães e pais que permite que se afastem por tanto tempo quanto precisarem durante o primeiro ano após o nascimento ou adoção de crianças", disse a vice-presidente de talentos da empresa, Tawni Cranz, em comunicado.

Cranz afirmou que "os pais podem retornar ao trabalho durante meio período, período integral ou voltar ao trabalho e se afastar conforme suas necessidades", continuando a receber seus salários normalmente.

De acordo com Cranz, a medida faz parte da cultura desenvolvida pela empresa que "dá aos funcionários o contexto sobre nossos negócios e a liberdade para tomarem suas próprias decisões acompanhadas de responsabilidade".

A Netflix encerrou o segundo trimestre com alta de 22,7 por cento na receita, para 1,64 bilhão de dólares. O lucro, porém, caiu de 71 milhões de dólares no segundo trimestre de 2014 para 26,3 milhões nos três meses encerrados em junho.

São Paulo – O Netflix é um grande sucesso no Brasil. Mas você sabia que na Itália e na Espanha não? Isso porque ele ainda não está disponível nesses dois países. Você pode conhecer a biblioteca do serviço de streaming de cabo a rabo, mas talvez não conheça algumas curiosidades sobre o Netflix. Listamos algumas das mais interessantes a seguir. Veja 13 curiosidades sobre o Netflix que você (provavelmente) não sabia.
  • 2. Compulsivos

    2 /14(Getty Images)

  • Veja também

    O termo “binge watching” se refere ao ato de assistir dois ou mais episódios de uma série de uma vez só. Uma pesquisa mostrou que cerca de 60% dos espectadores do Netflix têm o costume de assistir a diversos episódios de um programa, ao menos, duas vezes por mês. A facilidade de acesso a diversos episódios de uma só vez colabora com esse hábito.
  • 3. Campeão de audiência

    3 /14(Divulgação)

  • O campeão de audiência no Netflix é o seriado Breaking Bad. A história do professor de química Walter White, que descobre ter câncer e vira um traficante de metanfetamina, tem todas as cinco temporadas disponíveis no serviço de streaming.
  • 4. Escolhendo a equipe

    4 /14(Jemal Countess/Getty Images)

    Depois de comprar os direitos para produzir House of Cards, o Netflix procurou o diretor David Fincher e o ator Kevin Spacey para a série. A base para a escolha foi com dados do próprio Netflix. Filmes envolvendo os dois eram extremamente populares por lá.
  • 5. Muitos dados

    5 /14(Michael Bocchieri/AFP)

    O Netflix é o maior responsável por transferência de dados em alguns países. A depender do momento do dia a parcela do Netflix é mais ou menos importante. Os piores horários são entre as 19h e as 21h, que é quando tem mais gente assistindo. Por conta disso, durante esses horários ele tem um pouco mais de instabilidade também. Isso afeta um pouco a qualidade do vídeo recebido pelos usuários do serviço.
  • 6. Produções próprias

    6 /14(Divulgação/Netflix)

    Em fevereiro de 2015 o Netflix já havia produzido mais de 70 conteúdos originais. Entre eles estão séries (como House of Cards ou Orange is the New Black ) e documentários (como The Square e Virunga ). A empresa trabalha em mais conteúdos originais. Ela fechou uma parceria com o ator Brad Pitt recentemente para a realização de um filme.
  • 7. Tempo médio

    7 /14(Thinkstock)

    O tempo médio de streaming para o usuário do Netflix é de 90 minutos por dia.
  • 8. Premiado

    8 /14(Getty Images)

    Por conta de seus conteúdos originais, o Netflix recebeu prêmios. Ele foi o primeiro serviço online a ganhar um Globo de Ouro – em 2014 a atriz Robin Wright venceu a categoria de melhor atriz em drama para televisão. Em 2013, o documentário The Square, uma produção egipto-americana, foi indicada ao Oscar de melhor documentário, mas não venceu.
  • 9. Ao redor do mundo

    9 /14(NASA/Wikicommons)

    O Netflix já está disponível em mais de 50 países. O serviço ficou disponível no Brasil no segundo semestre de 2011. Ainda neste ano, a empresa pretende entrar em alguns países importantes como Espanha, Itália e Portugal. A empresa espera estar presente em 200 países até o final de 2016. A previsão é bastante otimista, diga-se de passagem.
  • 10. De olho na pirataria

    10 /14(Getty Images)

    A empresa tem um método diferente para analisar shows de televisão. Uma das formas do Netflix analisar se um série tem potencial dentro de sua plataforma é ver a taxa de downloads ilegais em redes como o Torrent. Um exemplo é que a empresa comprou os direitos de transmissão da série Prison Break, na Holanda, após ver que ela era bastante pirateada na internet.
  • 11. Categorias

    11 /14(Getty Images)

    O conteúdo é separado em grupos pouco ortodoxos no Netflix. Uma análise do serviço no início de 2014 mostrou que eram 76.897 categorias diferentes – agora, provavelmente, são ainda mais. Algumas das categorias são: “bigodes legais”, “filmes com um surto épico de Nicolas Cage” e “filmes que são em inglês mas ainda exigem legendas”.
  • 12. Trabalho dos sonhos

    12 /14(iStock)

    O Netflix tem uma vaga para os apaixonados por filmes e séries: o tagger. O trabalho consiste em assistir a conteúdo da plataforma de streaming e escolher entre mil palavras chaves os termos que se encaixam com a obra. O trabalho do tagger é usado para aperfeiçoar o algoritmo de recomendações do Netflix. A empresa abriu uma vaga de tagger no Brasil recentemente e chamou bastante atenção.
  • 13. Mais visto do que TV

    13 /14(Mike Blake/Reuters)

    Uma previsão recente de analistas de Wall Street diz que em 2016 o Netflix poderá ser o “canal” mais visto dos Estados Unidos. A comparação foi feita usando numero do Netflix e da Nielsen. Com a tendência de crescimento do serviço de streaming, no próximo ano ele já teria mais audiência em um período de 24 horas do que grandes emissoras como Fox, ABC e CBS.
  • 14. Agora veja o que você pode fazer com uma TV com Android

    14 /14(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:EmpresasInternetLicença-maternidadeNetflixSalários

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame