(Maskot/Getty Images)
Nesta segunda-feira, 24, o MOVER (Movimento pela Equidade Racial) em parceria com Descomplica, escola de profissões digitais, anunciaram o lançamento de um curso de formação em tecnologia exclusivo para pessoas negras.
Serão disponibilizadas 3 mil vagas para bolsas de estudo com foco em Desenvolvimento Web, Arquitetura e Fundamentos de Redes de Computadores.
VEJA TAMBÉM:
De acordo com um estudo realizado pela PretaLab, em parceria com a ThoughtWorks, aproximadamente 32% das equipes de tecnologia não têm pessoas negras em sua composição.
“Sabemos que a tecnologia é um dos segmentos que mais crescem no mundo e um dos mais competitivos do mercado", declarou declarou Luciene Malta, gerente de Projetos Sociais do Mover, iniciativa que surgiu da união de empresas que assumiram o compromisso público de combater o racismo estrutural.
"Por isso, queremos, por meio dessa parceria, construir pontes que facilitem o acesso de pessoas negras contribuindo para promover a diversidade e a inclusão dentro e fora das organizações”, completou.
Com duração de 15 semanas, o curso requer apenas 10 horas semanais, o que possibilita aos alunos adaptar as aulas às suas rotinas.
Entre as matérias, estão Coaching e planejamento de carreira; Organização e produtividade remota; Arquitetura de computadores e Rede de computadores.
As primeiras, de soft skills, objetivam formar profissionais prontos para o dia a dia do trabalho e as necessidades do mercado atual.
Além disso, as turmas terão acesso a comunidade e tutoria via Discord ou Telegram, e receberão o certificado de conclusão ao final do curso.
“Nós precisamos olhar para o todo, não apenas para o gap na área. É importante que haja um equilíbrio nas contratações e que façamos nossa parte na profissionalização e inclusão de perfis diversos nos mercados”, afirma Bety Tichauer, diretora de Expansão da Descomplica.
Para se inscrever, basta acessar o site do Descomplica e preencher um formulário com dados cadastrais e um teste de personalidade, que priorizará as pessoas que tenham resiliência e disponibilidade.
As inscrições vão até o dia 24 de novembro e os inscritos passarão por uma triagem que selecionará os alunos que irão ganhar o curso.