Carreira

Mercado Livre vai abrir 4 mil vagas de emprego no Brasil em 2022

Até o final do ano, a equipe no país deve ultrapassar a marca de 16 mil pessoas, um crescimento de 31% em relação a 2021

Mercado Livre: as vagas vão abrir ao longo do ano, mas diversas oportunidades já estão abertas (Leandro Fonseca/Exame)

Mercado Livre: as vagas vão abrir ao longo do ano, mas diversas oportunidades já estão abertas (Leandro Fonseca/Exame)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 4 de maio de 2022 às 07h00.

Última atualização em 5 de maio de 2022 às 14h32.

O Mercado Livre, empresa de e-commerce e serviços financeiros, anunciou nesta quarta-feira, 4, o plano de contratar mais de 4 mil profissionais no Brasil em 2022. Até o final do ano, a equipe no país deve ultrapassar a marca de 16 mil pessoas, um crescimento de 31% em relação a 2021.

As novas adições à equipe entrarão em diferentes equipes do Mercado Livre e do Mercado Pago. Segundo Patrícia Monteiro de Araujo, diretora de pessoas da empresa, os talentos serão direcionados principalmente para áreas de tecnologia, fintech e logística.

Com as vagas sendo abertas constantemente no decorrer do ano, a chegada da empresa em novas cidades deve representar momentos de picos de contratações.

Leia também:

“Vamos contratar em outro seis países da América Latina, mas, dentro desse contexto, o Brasil é o país mais relevantes. Temos um comprometimento e um investimento aqui para impactar a economia e potencializar a empregabilidade”, diz.

No início do ano, a empresa anunciou em primeira mão para a EXAME o investimento de R$ 17 bilhões no Brasil. A reportagem “Invasão Amarela” destaca os números superlativos da empresa: ela se tornou a segunda maior empresa da América Latina, com valor de mercado de 52 bilhões de dólares, atrás apenas da mineradora Vale, avaliada em 77 bilhões de dólares.

Na região, a empresa vai contratar mais de 14 mil profissionais e o total de funcionários deve superar 44 mil.

“Continuamos com frentes muito relevantes, como oferta de primeiro emprego próximo a unidades novas, treinamento de meninas em tecnologia e ainda programas de desenvolvimento de empreendedorismo”, afirma.

Em 2021, a empresa encerrou o ano com 76 milhões de usuários ativos na região e registou o impacto em mais de 500 mil micro e pequenas empresas.

Atualmente, a empresa tem quase metade de sua equipe composta por mulheres e elas já representam 43% das posições de liderança. Na frente de diversidade étnica e racial, 44,6% dos funcionários se autodeclaram pretos ou pardos.

Trabalho flexível e vagas abertas

A empresa também adotou o modelo de trabalho flexível para a área administrativa. Nas áreas de logística, o trabalho presencial permanece com protocolos de segurança e saúde. Para a diretora, o momento de transição para a nova forma de trabalho tem sido de aprendizado e cocriação.

“O modelo é flexível e temos feito rituais para nossos encontros presenciais dentro do escritório. Esse encontro precisa ter um propósito muito significativo, não é para ir ao escritório e ficar apenas olhando uma tela”, diz.

A diretora vê que o momento tem seus desafios, especialmente na hora de sedimentar a cultura entre os líderes e suas equipes. Para ela, o primeiro pilar para a mudança é o desenvolvimento da liderança para encontrar esse propósito com a equipe.

Depois, ela destaca que eles têm usado a própria cultura do empreendedorismo na empresa para encarar o momento com criatividade:

“Temos percebido que muitas vezes os líderes trazem sugestões, mas as linhas entre líder e liderados ficam menos marcadas e os funcionários trazem novas ideias de coisas que querem fazer. Um exemplo foi o pedido de pausas para comemorar os aniversariantes do mês”, diz.

Uma simples reunião com um bolo de aniversário na sequência fez a frequência no escritório subir de 30% para 82%. O diferencial foi abrir espaço para as sugestões.

Nos próximos meses de expansão, a diretora aponta que será um papel de todos manter a cultura ativa e trazer pessoas com esse espírito de empreendedorismo para a equipe. As vagas serão publicadas gradativamente até o final do ano, mas diversas posições já estão listadas pelo site de carreiras da empresa.

Dicas de carreira, vagas e muito mais

Você já conhece a newsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.

Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:EXAME-no-InstagramMercado Livrevagas-de-emprego

Mais de Carreira

Engenharia brasileira em crise: as razões por trás da falta de profissionais

Starbucks amplia licença paternidade para baristas nos Estados Unidos

Volta do home office? Amazon adia presencial por falta de espaço nos escritórios

10 dicas para melhorar a comunicação organizacional