Carreira

Você tem mais [1] matéria exclusiva para assinantes Exame este mês. Acesse sua conta gratuita para continuar lendo.

Escola de tecnologia oferece bolsas de estudo integrais para negros

As bolsas serão para cursos desenvolvidos junto com empresas como Microsoft, Amazon, Loft e Refactory

 (Georgijevic/Getty Images)

(Georgijevic/Getty Images)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 16 de novembro de 2021 às 16h02.

Última atualização em 18 de novembro de 2021 às 15h39.

O ITuring, escola de tecnologia do fundo Abaporu, vai oferecer bolsas de estudo para pessoas negras. Serão 30 bolsas na iniciativa em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares.

A edtech, que recebeu investimento de R$ 30 milhões e nasceu com o objetivo de formar um milhão de pessoas na próxima década, lançou em julho seus primeiros dois cursos nas áreas de negócios e programação.

Com a parceria, o objetivo agora é também incentivar a diversidade no setor de tecnologia ao oferecer acesso gratuito a seus programas desenvolvidos junto com grandes empresas do setor, como Loft, Microsoft, Amazon (AWS) e Refactory.

Segundo Carlos Souza, CEO do ITuring, a parceria com a Zumbi dos Palmares foi o caminho mais adequado para reforçar esse valor por se tratar de uma instituição de referência na educação de pessoas negras.

“A parceria com o ITuring é muito importante para a Universidade Zumbi dos Palmares, uma vez que a qualificação do profissional negro é um dos nossos pilares”, afirma José Vicente, reitor da instituição de ensino.

Mesmo com a parceria, as bolsas serão abertas para qualquer pessoa negra interessada, não precisando ter um vínculo com a universidade.

A seleção para as bolsas vai seguir a metodologia única da ITuring: os inscritos terão acesso a dois módulos do curso que escolherem. Assim, todos terão uma experiência de como são as aulas e feedback dos instrutores.

Os dois cursos disponíveis são: “Análise de dados para Negócios” e “Becoming a Modern Software Engineer”.

O primeiro módulo é introdutório e o segundo já dá início aos estudos nas áreas escolhidas, inclusivo com projeto prático a ser desenvolvido.

Um time com profissionais das duas instituições fará a correção de todos os projetos entregues até o dia 17 de janeiro. As bolsas serão ofertadas a partir de um ranking de aprovados.

As inscrições ficam abertas até o dia 3 de janeiro pelo site.

Dicas de carreira, vagas e muito mais

Você já conhece a newsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.

Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.

Quer receber as dicas de carreiras, vagas de emprego e ficar por dentro das tendências do mercado de trabalho? Assine a newsletter aqui.

Acompanhe tudo sobre:Bolsas de estudoDiversidadeEducaçãoEXAME-Academy-no-Instagram

Mais de Carreira

Crise de desinteresse: 79% dos empregados dos EUA não estão engajados no trabalho

'Não tenho baixo desempenho': demitidos da Meta rebatem declaração de Zuckerberg

Maratona CIEE: evento gratuito irá oferecer 11,6 mil vagas de emprego