Carreira

Há uma tática (bem) simples para que seu currículo seja lido

Confira por que você deve usar a terça-feira para procurar emprego, segundo pesquisa exclusiva do VAGAS.com

 (jamesteohart/Thinkstock)

(jamesteohart/Thinkstock)

Camila Pati

Camila Pati

Publicado em 11 de julho de 2017 às 06h00.

Última atualização em 11 de julho de 2017 às 14h48.

São Paulo – Candidatos que enviam o currículo nas primeiras 48 horas do anúncio de uma vaga de emprego são mais vistos do que os demais profissionais.

“É natural que o recrutador cheque mais os currículos que recebe nos dois primeiros dias da publicação da vaga porque é quando ele está mais preocupado em resolver o assunto”, diz Lucas Oggiam, gerente executivo da consultoria de recrutamento, Page Personnel.

Imagine que uma vaga anunciada receba ao longo de um mês de inscrições 200 candidaturas (como tem acontecido em vagas de analista fiscal, segundo pesquisa recente) sendo 50 delas em 48 horas. Oggiam afirma, sem pestanejar, que essas primeiras dezenas terão atenção privilegiada. “No decorrer do mês fica mais difícil acompanhar todos os currículos”, explica.

Mas, não adianta sair disparando currículos para todo e qualquer tipo de anúncio. Candidatos paraquedistas, ou seja, que nada têm das competências requeridas para o cargo são descartados logo de cara pelos recrutadores.

“As empresas querem o profissional pronto que chegue preparado 'para jogar'. Hoje em dia, não contratam mais  só acreditando em capacidade e potencial", afirma o gerente da Page Personnel.

E quais são os melhores dias e horários para procurar emprego?

 Hoje, terça-feira, é o melhor dia da semana para pesquisar oportunidades profissionais. Levantamento feito pela equipe do VAGAS.com considerando 165 mil vagas e 839 mil currículos abertos entre abril de 2016 e abril de 2017 indica que 21% das publicações de empregos foram feitos às terças-feiras.

Segundas e quintas-feiras ficam em 2º lugar na lista de dias promissores para encontrar uma vaga, com 20%.  A quarta-feira detém 19% das publicações e a sexta é o dia mais fraco da semana com 18%, ganhando apenas do fim de semana que praticamente parado: apenas 1% das vagas são postadas aos sábados ou domingos.

A pesquisa mostra que 44% das vagas são publicadas entre 14h e 17h, sendo pico ocorre entre 16h e 17h. No período da manhã, que concentra 32% das   novas publicações de anúncios de emprego, o horário entre 11h e 12h é o de maior número de postagens, segundo o Vagas.com.

Que tal então checar por novas vagas hoje antes do almoço e voltar à pesquisa no fim da tarde? É também de tarde – das 14h às 17h -  que os departamentos de RH, segundo a pesquisa, mais fazem avaliação de currículos.

Quase metade (45%) dos currículos recebidos são abertos nesse horário, sobretudo entre 15h e 16h. Durante a manhã (9h às 11h), 30% dos currículos são lidos e o horário que os profissionais de RH mais fazem isso é pouco antes do almoço: das 11h às 12h.

Acompanhe tudo sobre:Busca de empregoDicas de carreiraRecrutamento

Mais de Carreira

Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuação

Pedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova lei

Brasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalho

Como usar a técnica de Delphi para tomada de decisões