Gratuita e para todas as formações, aula ensina como começar uma carreira em ESG; veja como assistir
Com vagas limitadas e em seu último dia de inscrições, treinamento promete ajudar quem deseja construir uma carreira de sucesso no mercado de ESG, um dos setores mais promissores da economia
Content Writer
Publicado em 27 de maio de 2024 às 11h36.
Seja nas reuniões de negócios ou nos discursos de grandes líderes, fato é que o ESG ganhou destaque no mundo corporativo . Empresas foram pressionadas a adotar práticas mais sustentáveis que atendessem às demandas de clientes e investidores conscientes. Mas, apesar do inegável sucesso, surgem dúvidas sobre a atual viabilidade e a relevância da sigla: será que o ESG morreu?
Para especialistas, não há motivo para preocupação: as pautas sustentáveis não devem deixar de ser uma prioridade para as empresas tão cedo. Segundo eles, uma empresa sem políticas ESG corre mais riscos de perder investidores e clientes – e nenhuma delas deseja isso. O consenso é que as práticas socialmente responsáveis devem manter-se vivas e ativas nas corporações.
Para ter ideia, dados do relatório ESG Radar 2023, elaborado pela Infosys, estimam que investimentos em ESG nas organizações devem chegar a US$ 53 trilhões até 2025. O número representa um terço dos ativos globais sob gestão. Além disso, a pesquisa aponta que 90% dos executivos observaram retornos financeiros positivos depois que suas organizações adotaram o ESG.
O cenário também é otimista no mercado de trabalho. Segundo a Organização Mundial do Trabalho, a expectativa é que cerca de 15 milhões de empregos sejam criados na América Latina até 2030 em decorrência desse movimento. No Brasil, o estudo aponta para a criação de mais de 7 milhões de empregos.
Sucesso do ESG em números
- Remunerações para cargos em ESG podem chegar a R$ 37,3 mil em posições de gestão e liderança, segundo Guia Salarial Robert Half 2024;
- Vagas em ESG aumentaram 98% entre 2020 e 2021, segundo a GlobalData;
- Possuir ao menos uma “habilidade verde” no currículo aumenta as chances de contratação em 29%, de acordo com o LinkedIn;
- O número de companhias latino-americanas que implementaram estratégias relacionadas ao ESG chegou a 69% em 2023, ante 46% em 2022, segundo a empresa de tecnologia SAP;
- 88% dos executivos dizem que ações de ESG têm impacto para a reputação das companhias, segundo a consultoria Betania Tanure Associados (BTA);
- 59,5% das empresas no Brasil já incluem ações ESG no orçamento, segundo o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).
É o momento ideal para se tornar um especialista em ESG
Ciente da urgência de qualificar a força de trabalho atual para este novo cenário, a EXAME desenvolveu a masterclass Como se Qualificar para Trabalhar com ESG , que vai ao ar nesta terça-feira, 28 de maio.
Com o objetivo de preparar profissionais para liderar iniciativas em ESG em empresas de todos os tipos, a aula é 100% gratuita e acontece de forma virtual. Não é necessário possuir conhecimento prévio ou habilidades específicas em sustentabilidade (basta graduação completa em qualquer área de formação).
A aula será apresentada por Renata Faber, diretora de ESG da EXAME. Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, a executiva trabalha em parceria com empresas para ajudá-las a avançar na agenda ESG.
Segundo Renta, se o ESG ainda não impactou a sua área, é questão de tempo até que isso aconteça. "Os olhos do mundo estão voltados para as questões ESG e os profissionais que estiverem preparados para atuar nesse mercado crescente com certeza vão sair na frente ", afirma a executiva.
Por que você não pode deixar essa oportunidade passar?
- 100% online – acompanhe sem sair de casa;
- Aprenda como aproveitar as oportunidades em ESG;
- Capacite-se sem gastar nada – a aula é totalmente gratuita;
- Série apresentada por Renata Faber, diretora de ESG na EXAME;
- Não é preciso ser da área de sustentabilidade para se especializar em ESG.
QUERO PARTICIPAR DA AULA GRATUITA E VIRTUAL SOBRE ESG
*Este é um conteúdo apresentado por Faculdade EXAME