Fórum Econômico Mundial: área que vai gerar 1 milhão de empregos não tem profissionais suficiente
Cargo de especialista em ESG é uma das profissões do futuro segundo o relatório global “Future of Jobs”, mas a falta de profissionais qualificados levanta alerta para a área
Redação Exame
Publicado em 1 de junho de 2023 às 11h24.
Última atualização em 1 de junho de 2023 às 11h31.
Um milhão de novas vagas de emprego serão abertas na área de ESG até 2027, segundo a pesquisa “ Futuro do Trabalho ” realizada pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com a Fundação Dom Cabral. O cargo de especialista em ESG ocupa a segunda posição entre as profissões com maior potencial de gerar novas vagas, com uma previsão de crescimento de 33%.
Apesar de os novos postos serem uma boa notícia, o crescimento preocupa a Diretora de Políticas Públicas Globais do LinkedIn, Sue Duke. “Os dados do LinkedIn deixam claro que, embora haja uma grande demanda por talentos com habilidades ecológicas, as pessoas não estão desenvolvendo habilidades ecológicas em um ritmo suficientemente rápido para cumprir as metas climáticas”, afirmou a executiva no relatório global.
- Com direito a certificado, EXAME e Ibmec liberam mil vagas para segunda edição de curso sobre ESG
- Carreira em ESG está entre as principais profissões do futuro, segundo Fórum Econômico Mundial
- 3 macrotendências que moldarão o futuro do trabalho, segundo o Fórum Econômico Mundial
- Renan Basso: O varejo quer ser banco para criar novas linhas de receita
- Quando eu tenho direito a receber o mesmo salário que meu colega?
- Maioria dos millennials é mais fiél às empresas com políticas ESG, diz Korn Ferry
EXAME libera vagas para curso sobre ESG. Participe e veja como desenvolver as habilidades verdes
Este não é o primeiro estudo que aponta a lacuna entre a demanda por profissionais ESG e a oferta por pessoas qualificadas. O Guia Salarial 2023 da Robert Half apontou que apesar de a remuneração da área variar entre R$ 6 mil e R$ 35 mil, e o especialista em ESG ser cada dia mais procurado e valorizado, ainda faltam pessoas preparadas para trabalhar com o tema.
O relatório da consultoria global de carreira também revelou que para 55% das empresas, a falta de profissionais é a principal barreira para a adoção de práticas ESG nas organizações. Na prática, as instituições estão em uma busca urgente pelos especialistas em ESG, principalmente pela emergência do tema.
As grandes empresas do mundo estão olhando para ESG e valorizando cada vez mais as práticas ambientais, sociais e de governança. Grandes corporações, como Natura, Ambev, Totvs, Nubank e tantas outras têm se dedicado às iniciativas sobre o tema. Uma pesquisa da Aberje apontou que, aqui no Brasil, 95% das empresas têm ESG como prioridade em suas agendas
Série Carreira em ESG: veja como se tornar o profissional mais buscado pelas empresas hoje .
EXAME libera vagas para curso de ESG
Diante dessa demanda do mercado por profissionais especializados em ESG, a EXAME e o Ibmec, uma das maiores escolas de negócios do país, decidiram disponibilizar mil vagas para a segunda edição do curso online “ Carreira em ESG ”.
Marcado para começar em 12 de junho, o curso pretende ensinar como construir uma carreira na área para profissionais que querem aliar um trabalho com propósito e boas remunerações, além de aproveitar as vagas que devem abrir nos próximos anos. Ao final do curso, os alunos recebem um certificado de participação.
Para conferir se ainda há vagas disponíveis, basta acessar o site oficial do curso clicando aqui ou no link abaixo.
*Este é um conteúdo apresentado por EXAME Academy