Carreira

Filosofia de boteco ajuda a crescer na carreira

Professores da FGV e ESPM ensinam estratégias profissionais em boteco no Rio de Janeiro

Alunos em intervalo no Boteco do Conhecimento: cursos irreverentes facilitam networking (.)

Alunos em intervalo no Boteco do Conhecimento: cursos irreverentes facilitam networking (.)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 2 de agosto de 2010 às 11h05.

São Paulo - Para um grupo de professores universitários, filosofia de bar é assunto sério. E o boteco, um excelente lugar para fazer networking. Da junção dessas duas premissas, o grupo criou o Boteco do Conhecimento, um espaço dedicado a cursos de curta duração sobre temas do mundo corporativo.

"Grande parte do conhecimento que nós adquirimos é gerado em momentos informais", afirma Augusto Uchôa, um dos idealizadores do projeto. "Nossa ideia é mostrar que é possível ensinar conceitos profundos de maneira informal e irreverente".

Para isso, a equipe de professores dividiu os cursos em duas categorias. Uma delas é composta pelos pratos executivos, ou cursos fixos voltados para o mercado corporativo. Nesse cardápio, os alunos podem escolher papos de boteco voltados para o marketing pessoal e oratória, marketing jurídico, comportamento do consumidor e empregabilidade, entre outros.

A segunda cartela, um pouco mais irreverente, traz um cardápio de pratos culturais. "Abordamos temas mais lúdicos, mas que tenham paralelo com o mercado de trabalho", afirma o professor. Exemplo disso, é o curso Jazz e Improviso, que traça um panorama do estilo musical e faz referência às estratégias básicas para o trabalho em equipe.

Em outro curso previsto para o segundo semestre deste ano, a equipe irá convidar o roteirista do seriado "A Grande Família", da rede Globo, para ensinar técnicas de redação criativa para gerentes. "O ambiente corporativo tolhe a criatividade no dia-a-dia. Mas com experiências assim, você consegue quebrar essa formalidade", afirma.

Os cursos têm duração de 8 e 16 horas e as turmas são formadas, em média, por 20 alunos. O custo é de 299 reais.  E, apesar da irreverência, neste boteco, a cervejinha depois do expediente está abolida. "Oferecemos apenas um coffee break", afirma.

Confira a programação de cursos no site do Boteco do Conhecimento.

Veja outras notícias sobre cursos
 

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosCursosExecutivos

Mais de Carreira

Starbucks amplia licença paternidade para baristas nos Estados Unidos

Volta do home office? Amazon adia presencial por falta de espaço nos escritórios

10 dicas para melhorar a comunicação organizacional

10 profissões para quem gosta de cerveja