Carreira

Festival Teal traz a autora Carol Sanford e outros especialistas para debater futuro do trabalho

Durante 12 horas do evento, que acontecerá de forma totalmente virtual, serão debatidos temas como novos modelos de gestão, liderança e aprendizado nas organizações

De acordo com um estudo realizado pela Brasscom, serão necessários mais de 500 mil profissionais para preencher as vagas de emprego dessa área nos próximos anos (Delmaine Donson/Getty Images)

De acordo com um estudo realizado pela Brasscom, serão necessários mais de 500 mil profissionais para preencher as vagas de emprego dessa área nos próximos anos (Delmaine Donson/Getty Images)

Nesta quarta-feira, 28, acontece a 2ª edição do Festival Teal Brasil, evento que vai reunir especialistas, pesquisadores e empresas para debater o futuro do trabalho.

Durante 12 horas do evento, que acontecerá de forma totalmente virtual, serão debatidos temas como novos modelos de gestão, liderança e aprendizado nas organizações, além de cases de empresas que transformaram seus jeitos de trabalhar.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia

No ano passado, o festival contou com a presença do badalado coach Frederic Laloux, autor do best-seller "Reinventando as organizações". E, neste ano, três dos principais cases que irão se apresentar saíram da obra do escritor belga: Ben & Jerry’s, Buurtzorg e Morning Star.

Um dos destaques da edição deste ano será a participação da escritora Carol Sanford, autora dos livros "The Regenerative Business" e "The Regenerative Life".

Premiada 15 vezes, a escritora é campeã de vendas e precursora do movimento regenerativo, que propõe que as empresas concentrem esforços não só em gerar lucro, mas também impactar o ecossistema em que estão inseridas.

Além de Sanford, estarão presentes nomes como Alexandre Pellaes, especialista em relações de trabalho mais humanizadas e Conrado Schlochauer, autor de best seller sobre o poder do aprendizado contínuo.

Entre as empresas participantes também estarão nomes como WWF, Dengo, Weleda, Holistix, Grupo Gaia, Klabin, Laços Saúde, Vagas, Sicredi Caminho das Águas, Eduzz, Semco Style Institute e Ecoaraguaia. 

Henry Goldsmid, CEO do movimento Teal Brasil, facilitador de processos de transformação organizacional e idealizador do festival comenta que, em tempos de grande demissão, quiet quitting e explosão dos casos de burnout, o evento é uma oportunidade para as empresas repensarem a relação entre trabalhadores, lideranças e o entorno.

"Os desafios que estamos enfrentando estão nos catapultando para novas maneiras de nos organizar, relacionar e aprender no mundo. Nossas organizações estão percorrendo caminhos desconhecidos, saindo de um modo fixo e rígido de existir, para um modelo sem formas definidas", diz.

"E nesse desconforto, não é mais possível prever, controlar e planejar, a solução é experimentar. E tem muito pioneiro mostrando como se faz", completa Goldsmid.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:Eventosfuturo-do-trabalhoGestão de pessoas

Mais de Carreira

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman