Carreira

Estudar na Europa? Governo da Romênia oferece bolsas para graduação e pós

Os fomentos, que incluem várias instituições do país, são para cursos de graduação, mestrado e doutorado, além de incluir um ano de estudo do idioma romeno

Romênia: Universidades e faculdades de todo o país participam do programa para atrair estrangeiros (Cristian Bortes/Creative Commons/Creative Commons)

Romênia: Universidades e faculdades de todo o país participam do programa para atrair estrangeiros (Cristian Bortes/Creative Commons/Creative Commons)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 26 de fevereiro de 2023 às 09h00.

EstudarFora

O Ministério de Relações Exteriores da Romênia está com inscrições para o principal programa de bolsas do país. Os fomentos são para cursos de graduação, mestrado e doutorado, além de incluir um ano de estudo do idioma romeno.

Na edição de 2023, o programa não indicou quantas bolsas de estudo serão oferecidas. Em edições anteriores, a quantidade ficava em torno de 85. As oportunidades são para programas em todas as áreas do conhecimento, com exceção dos cursos de medicina, odontologia e farmácia. As inscrições vão até 1 de março de 2023.

Universidades e faculdades de todo o país participam do programa. Os cursos de graduação e mestrado são oferecidos em romeno, por isso, os estudantes aprovados nesses programas devem cursar o ano obrigatório de estudo do idioma. Para os candidatos ao Ph.D, há cursos em inglês.

Quais os benefícios do programa

O programa garante aos bolsistas a isenção de taxas acadêmicas, da anuidade do programa, além de oferecer acomodação gratuita durante o período de estudos.

Há também um auxílio mensal para cada estudante, que varia de acordo com o nível de formação. Para cursos de graduação, o valor é de 65 euros; para mestrado, de 75 euros; para PhD, são 85 euros. Custos de transporte local, passagens aéreas e despesas adicionais ficam a cargo do aluno.

Para saber detalhes sobre as bolsas para estudar na Romênia, basta acessar o site do programa (disponível aqui).

Como funciona o programa de bolsas para estudar na Romênia

O governo do país aceita estudantes de três níveis educacionais: graduação, mestrado e doutorado. Todos os cursos iniciam as aulas no segundo semestre de 2023. Nenhuma das bolsas possui restrições em relação à idade do candidato.

No caso da graduação, a formação dura de três a seis anos de acordo com a área de conhecimento e é chamada de “licenta”. Já o mestrado, o segundo ciclo elegível à bolsa, tem duração de um ano e meio a dois anos. O doutorado, por sua vez, dura de três a quatro anos.

Vale lembrar que, como uma das intenções do programa de bolsas é divulgar o país e sua cultura, os interessados em estudar na Romênia precisam estudar o idioma local por um ano.

Como se candidatar

Para se inscrever no programa, é necessário se cadastrar no site oficial do programa (disponível aqui). Após acessar o site, o candidato deve criar uma conta e preencher o formulário, enviando os documentos exigidos no processo seletivo. A documentação deve ser enviada com cópias traduzidas para um dos idiomas: inglês, francês, espanhol ou romeno.

Os documentos exigidos são:

  • Cópia dos diplomas obtidos (diploma de Ensino Médio, Bacharelado e Mestrado, de acordo com o nível desejado) ou de comprovante que o estudante está no último ano da formação;
  • Cópia da certidão de nascimento;
  • Cópia das três primeiras páginas do passaporte ou do RG;
  • Currículo Vitae;
  • Cópia da autorização de mudança de nome (caso se aplique);

Nesses formulários, o candidato também deve descrever suas motivações e interesses em estudar na Romênia. No caso de programas de mestrado e doutorado, já é preciso esboçar um projeto de pesquisa.

Mais informações sobre o processo de candidatura podem ser vistas neste documento (disponível aqui). As inscrições vão até 1 de março de 2023.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:Bolsas de estudoRomênia

Mais de Carreira

Quer emprego no Carnaval? Feriado já não freia mais contratações no Brasil, diz pesquisa

Essa ferramenta de IA está se tornando aliada dos criadores de conteúdo e desafiando o ChatGPT

As quatro ferramentas de IA que estão revolucionando a produtividade e o lucro de líderes

Por que começar seus prompts do ChatGPT com esta palavra faz diferença?