Carreira

Engenheiro de 64 anos processa Google por discriminação de idade

Depois de não conseguir emprego no Google, engenheiro decidiu processar a empresa por discriminação

Google (Getty Images)

Google (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2015 às 16h36.

O engenheiro de software Robert Heath, de 64 anos, entrou com uma ação judicial contra o Google por acreditar ter sido vítima de discriminação de idade durante um processo seletivo. Heath alega que não foi contratado para uma vaga na gigante por causa de sua idade.

O caso aconteceu em 2011, quando o engenheiro passou por uma rápida entrevista por telefone e, depois, foi avaliado por uma sequência de emails. No final, ele não foi selecionado.

Para Heath, que na época tinha 60 anos, a decisão do recrutamento foi rasa, pois teve como base uma curta ligação e não em sua experiência profissional no ramo de tecnologia — que inclui passagens pela IBM, Compaq e General Dynamics. Por isso, o engenheiro acredita que a verdadeira razão para não ter conseguido o emprego tenha sido sua idade. E agora, quatro anos depois, ele decidiu processar a empresa de serviços online.

Na ação, os advogados citam uma pesquisa realizada pela Payscale.com, serviço de informações trabalhistas, que conclui que a média de contratação do Google é de 29 anos. Além disso, o engenheiro tem buscado mais casos de discriminação de idade para consolidar seu caso no tribunal e, talvez, conseguir um julgamento coletivo contra a gigante californiana. Vale lembrar que o Google já foi processado por discriminação de idade anteriormente.

No entanto, em comunicado oficial, a empresa diz que rebaterá os argumentos apresentados pelo engenheiro, porque eles não sustentam um processo judicial.

Fonte: Liberty Voice, Silicon Beat

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOTecnologia da informação

Mais de Carreira

Da roça para Paris: a história inspiradora do atleta “Maranhão” que irá disputar as Olimpíadas

De estilista a presidente: os 4 passos para alcançar o sucesso, segundo a CEO do Grupo Malwee

Arteris investe em educação corporativa para lidar com desafios de diversidade geracional

Com salários de até R$ 96 mil, veja 12 profissões em alta no mercado para quem gosta de números

Mais na Exame