Carreira

Em 12 meses, TI será uma das áreas com maior demanda

O levantamento faz parte do relatório Social Recruiting Survey, que é feito anualmente para mostrar as tendências no uso das mídias sociais para o recrutamento


	Computador: 73% de recrutadores disseram ter intenção de investir em mídias sociais para recrutar
 (Getty Images)

Computador: 73% de recrutadores disseram ter intenção de investir em mídias sociais para recrutar (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2014 às 14h08.

São Paulo - Um estudo realizado pela Jobvite aponta que TI será uma das cinco áreas com maior demanda por profissionais qualificados no próximo ano.

O levantamento faz parte do relatório Social Recruiting Survey, que é feito anualmente para mostrar as tendências no uso das mídias sociais para o recrutamento.

Segundo a pesquisa, 69% dos recrutadores entrevistados esperam que as contratações fiquem mais competitivas nos próximos 12 meses.

Para eles, mais contratações devem ocorrer nas áreas de TI (48%), engenharia (38%), operações (49%), marketing (41%) e vendas (50%).

E para localizar os melhores talentos nesses setores, 73% dos recrutadores afirmaram ter intenção de investir em mídias sociais como método de recrutamento para o ano que vem.

Além disso, para se destacar da concorrência, as companhias afirmaram oferecer melhores benefícios, horário flexível, trabalho remoto e salários mais altos aos profissionais.

Mídias sociais como ferramenta para recrutar

As redes sociais estão cada vez mais dominando as áreas de recursos humanos: 93% dos recrutadores afirmam que usam ou planejam usar as redes sociais para encontrar profissionais.

E o LinkedIn tem desempenhado um importante papel como ferramenta para buscar talentos qualificados.

De acordo com o relatório da Jobvite, 73% dos recrutadores contrataram candidatos pelas redes sociais, sendo que 79% das contratações foram feitas pelo LinkedIn.

No entanto, é preciso tomar cuidado: 55% dos entrevistados afirmaram já terem reconsiderado um candidato devido ao conteúdo de seu perfil online, sendo que 61% dessas reconsiderações foram negativas.

Os dispositivos móveis também serão importantes aliados dos recrutadores, principalmente para atrair talentos da geração Y.

Inclusive, uma pesquisa afirma que 76% dos jovens entrevistados preferem receber oportunidades de trabalho por WhatsApp.

Ao Jobvite, 51% dos entrevistados afirmam que irão investir em mobile para recrutamento nos próximos 12 meses.

Atualmente, apesar de 43% de candidatos usarem o celular para procurar empregos, 59% das empresas ainda não investem nada em serviços de carreira para smartphones.

Acompanhe tudo sobre:Contrataçõesgestao-de-negociosINFOMercado de trabalhoTecnologia da informação

Mais de Carreira

De estilista a presidente: os 4 passos para alcançar o sucesso, segundo a CEO do Grupo Malwee

Arteris investe em educação corporativa para lidar com desafios de diversidade geracional

Com salários de até R$ 96 mil, veja 12 profissões em alta no mercado para quem gosta de números

5 profissões para quem quer trabalhar com estatística

Mais na Exame