Carreira

"Desapegamos do crachá e mudamos funções para abraçar carreiras flexíveis”, diz diretora RH da Zamp

Em entrevista sobre sua participação no RH Summit 2024, Mafoane Odara revelou algumas estratégias que estão transformando a máster franqueada do Burger King e Popeyes

Mafoane Odara -  diretora de Pessoas, Cultura e Transformação na ZAMP, (Bússola/Divulgação)

Mafoane Odara - diretora de Pessoas, Cultura e Transformação na ZAMP, (Bússola/Divulgação)

Gabriela Cardoso
Gabriela Cardoso

Repórter na Exame Corporate Education

Publicado em 3 de junho de 2024 às 16h05.

Última atualização em 4 de junho de 2024 às 16h14.

Nos dias 4 e 5 de junho São Paulo será palco de um dos maiores eventos de Recursos Humanos da América Latina. O RH Summit 2024 vai reunir mais de 80 palestrantes para abordar os desafios e as tendências que vão impactar o setor ao longo do ano. 

Uma das palestrantes de destaque desta edição é Mafoane Odara, diretora de Pessoas, Cultura e Transformação na Zamp, que participa do painel "O que o Board Espera do RH" ao lado de Fernando Tourinho, da Bosch Latam, Bernardo Marinho, da IBM Brasil, e Rachel Soares Garcia, da Accenture. 

Acompanhe as palestras online e gratuitas do RH Summit 2024 clicando aqui.

Mafoane vai compartilhar insights valiosos sobre as estratégias de RH que estão trazendo reconhecimento para a Zamp como marca empregadora. Em entrevista à EXAME, ela compartilhou alguns destaques.

Flexibilidade, colaboração e eficácia: os pilares da transformação na Zamp

O RH está no centro das estratégias para dar mais protagonismo à marca Zamp, para além das franquias Burger King e Popeyes, com foco no bem-estar. Desde que assumiu esse desafio, ano passado, Mafoane tem desenvolvido com o time diversas estratégias para impactar positivamente a experiência dos colaboradores e clientes. “Essa mudança organizacional está baseada em três pilares: flexibilidade, colaboração e eficácia," explicou.

A flexibilidade é um componente-chave dessa transformação, abrangendo desde modelos de trabalho híbridos e home office até carreiras mais flexíveis. "Desapegamos do crachá, mudamos nomes de cargos e funções porque entendemos que a organização precisa se estruturar para um mundo com carreiras mais flexíveis," destacou Mafoane. Isso inclui a possibilidade de transições de carreira do campo para o escritório e vice-versa.

Desenvolver as cinco dimensões da liderança é uma prioridade 

A Zamp criou uma área de desenvolvimento organizacional chamada Escola Zamp, que fornece cursos de atualização, capacitação e desenvolvimento para todos os colaboradores e iniciou o projeto com um programa de desenvolvimento para a liderança.

"Focamos em habilidades socioemocionais porque sabemos que ambientes com maior segurança psicológica são mais produtivos e geram mais inovação," destacou. O programa aborda temas como flexibilidade, desenvolvimento, remuneração justa, pertencimento, comunicação e relacionamento.

Mafoane enfatizou a importância de desenvolver também a média liderança, que acredita ser uma posição-chave para a gestão de pessoas, conectando colaboradores às tarefas e os times aos objetivos. “Aqui na Zamp nossos programas de desenvolvimento incluem as cinco dimensões da liderança: presidência, diretoria, gerência, coordenação e toda liderança de campo”, disse ela. 

Mafoane destacou que a rede de fast food é, essencialmente, uma empresa de experiência. "Não vendemos comida, vendemos a experiência de se alimentar e, para gerar conexão por meio da experiência, precisamos ter significado e desenvolver habilidades emocionais em nossos colaboradores," explicou.

Excelência operacional: o objetivo final

Conectando essas estratégias com o tema da palestra do RH Summit, a diretora concluiu que objetivo final do Board é a excelência operacional e que por isso ele espera que o RH forneça os recursos físicos, emocionais e comportamentais necessários para que cada colaborador desempenhe bem suas funções. "Precisamos ter as pessoas no centro dos negócios e investir em desenvolvimento para alcançar a excelência operacional," concluiu.

O RH Summit 2024 vai contar com diversos outros líderes, como a Mafoane, compartilhando cases de sucesso e  práticas inovadoras para transformar o RH em um setor realmente estratégico para as organizações, promovendo bem-estar, desenvolvimento contínuo dos colaboradores e excelência operacional. Entre os principais palestrantes estão diretores de RH do Google, RD Station, Bosch, Aspen, Portobello, IBM, Bayer, Amazon, Natura e Unilever.

Acompanhe tudo sobre:Recursos humanos (RH)Liderança

Mais de Carreira

Por que ser bom de 'conversa fiada' pode te beneficiar no trabalho?

Quatro características essenciais para se manter fora da lista de demissões

Como seria a Apple sem o Steve Jobs? Como a marca pessoal do líder impacta o sucesso de uma empresa

Gabriel Khawali lança livro "A Vida é uma Resenha" e revela segredos do networking