Carreira

Cuidadores: Canadá busca 15 mil estrangeiros para oferecer emprego e residência permanente

O Plano de Níveis de Imigração 2024-2026 pretende admitir como cidadãos canadenses mais de 15 mil cuidadores durante os próximos dois anos. A partir do trabalho dos cidadãos estrangeiros, o Canadá encontrou uma solução para o cuidado de crianças, idosos e pessoas com deficiência

Québec, no Canadá: país procura estrangeiros para trabalho (Yanis Ourabah/Getty Images)

Québec, no Canadá: país procura estrangeiros para trabalho (Yanis Ourabah/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 29 de junho de 2024 às 15h07.

Através de um comunicado de imprensa divulgado no site oficial do governo, o Departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC, na sigla em inglês) anunciou o lançamento de um novo programa que busca apoiar os cuidadores estrangeiros e lhes concederá a residência permanente caso cumpram certos requisitos.

O Plano de Níveis de Imigração 2024-2026 pretende admitir como cidadãos canadenses mais de 15 mil cuidadores durante os próximos dois anos. A partir do trabalho dos cidadãos estrangeiros, o Canadá encontrou uma solução para o cuidado de crianças, idosos e pessoas com deficiência.

No comunicado publicado na página web oficial, o órgão afirmou que "os cuidadores estrangeiros são inestimáveis para as famílias canadenses" e ressaltou que os novos programas "proporcionarão aos trabalhadores de atendimento domiciliar residência permanente ao chegarem ao Canadá".

Além disso, o comunicado afirma que "eles poderão trabalhar para organizações que forneçam cuidados temporários ou a tempo parcial a pessoas semi-independentes ou que estão se recuperando de uma lesão ou doença". O programa que concederá facilidades aos cidadãos estrangeiros surgiu em substituição ao "Programa Piloto de Provedores de Cuidado Infantil em Casa" e ao "Programa Piloto de Trabalhadores de Apoio Domiciliar".

De acordo com as informações recolhidas pelo órgão, em junho de 2014 o Programa de Cuidadores Internos contabilizava 60.000 trabalhadores, dos quais hoje em dia resta menos de um por cento. Outro dado importante mencionado pelo órgão é que, até 30 de abril de 2024, quase 5.700 cuidadores e seus familiares conseguiram o status de residentes permanentes desde o lançamento dos programas anteriores em 2019.

Requisitos para o programa de trabalho no Canadá

Caso tenha interesse em se candidatar ao programa de trabalho que oferece a possibilidade de obter a residência permanente no Canadá, você deve assegurar-se de cumprir com os seguintes requisitos estabelecidos pelo governo canadense:

Alcançar um nível mínimo de 4 conforme os Canadian Language Benchmarks (CLB), escala de profeciência linguística

Ter o equivalente a um diploma de ensino médio canadense

Possuir experiência de trabalho recente e relevante

Receber uma oferta para um trabalho de atendimento domiciliar em tempo integral

Acompanhe tudo sobre:CanadáMercado de trabalhovagas-de-emprego

Mais de Carreira

Veja 6 estratégias essenciais para empreender no Brasil, segundo o treinador Bernardinho

Da roça para Paris: a história inspiradora do atleta “Maranhão” que irá disputar as Olimpíadas

De estilista a presidente: os 4 passos para alcançar o sucesso, segundo a CEO do Grupo Malwee

Arteris investe em educação corporativa para lidar com desafios de diversidade geracional

Mais na Exame