Concursos públicos: assim como em 2022, a área com mais oportunidades são as carreiras policiais, com a previsão de 24.609 vagas imediatas (Caiaimage/Sam Edwards/Getty Images)
Se uma das suas resoluções de Ano Novo foi passar em um concurso público, temos uma boa notícia: são 103.994 vagas previstas em todo o território nacional para diversas áreas de atuação.
O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023 estipulou cerca de R$16 bilhões para orçamentos de editais de concursos públicos, gerando pelo menos 58.867 novas vagas só na esfera federal, além dos concursos estaduais, que somam 45.127 vagas em todo o Brasil.
LEIA TAMBÉM:
O destaque, assim como em 2022, vai para as carreiras policiais, com a previsão de 24.609 vagas imediatas.
Segundo o Diretor de Mentoria e Coaching do Gran Cursos Online, Fernando Mesquita, a previsão é que editais muito esperados sejam publicados em 2023.
“Temos algumas provas que estão sendo esperadas há algum tempo. Os concursos para cargos de apoio da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, com destaque para agente administrativo, também são muito aguardados", diz Mesquita.
"Há expectativa de editais para o Ministério do Trabalho, carreira de Analista do INSS, Ministérios que serão restituídos, Agências Reguladoras (ANAC, ANEEL, ANATEL, ANVISA), e também para o Banco Central do Brasil, que já não realiza provas há muito tempo e está com o quadro bastante defasado”, afirma.
De acordo com o especialista, o momento é bom para quem sempre sonhou com um cargo público, e a dica é começar a preparação o quanto antes, mas com um bom planejamento.
“Para os iniciantes, o primeiro passo é escolher a área de atuação. A partir daí o candidato pode fazer um planejamento considerando pontos como a estratégia de estudo, a escolha de um material de qualidade, definir quantas horas ele tem disponíveis para estudo por dia, incluindo os intervalos, a quantidade de questões que ele vai fazer diariamente e quanto tempo vai dedicar às revisões. Tudo isso é importante”.
Para quem já está na preparação há mais tempo, é preciso manter a área de atuação que escolheu no início dos estudos, pois, segundo o expert, é muito comum a troca de área quando aparece um edital mais atrativo, o que acaba levando o aluno a desprezar um conteúdo já estudado que não pode ser aproveitado em outras carreiras.
A escolha do primeiro concurso a ser realizado também é um passo importante e pode ter como referência as aptidões pessoais. Há concursos que beneficiam determinados conhecimentos, alguns que privilegiam o raciocínio matemático, outros que privilegiam o português, e isso pode ser um diferencial para acelerar a aprovação. Mas, para Fernando, a paciência e resiliência são peças-chave para todo o concurseiro.
“Existe um processo interessante a ser seguido para quem quer ser aprovado: escolher uma área com boas possibilidades de concursos, fazer o planejamento focado no que será a próxima prova, estudar bem, de forma atenta, resolver questões todos os dias e criar um bom e conciso material de revisão. Mas, mais importante que isso é entender que não há prazo fixo para a aprovação, e que isso dependerá de muitos fatores”.
Concursos Estaduais – Total: 45.127 vagas
Serão abertas 7.531 vagas para concursos públicos em 2023 na Região Norte.
Serão abertas 13.504 vagas para concursos públicos em 2023 na Região Nordeste.
Serão abertas 6.486 vagas para concursos públicos em 2023 na Região Centro-Oeste.
Serão abertas 13.446 vagas para concursos públicos em 2023 na Região Sudeste.
Serão abertas 4.160 vagas para concursos públicos em 2023 na Região Sul.