Carreira

Concurso para diplomata deve acontecer nos próximos meses

Ano passado, concurso selecionou 108 profissionais

Palácio do Itamaraty, em Brasília: Edital para concurso de diplomata pode sair ainda este ano (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Palácio do Itamaraty, em Brasília: Edital para concurso de diplomata pode sair ainda este ano (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de novembro de 2010 às 16h23.

São Paulo -  Os concursos públicos para a carreira de diplomata já estão em aprovação pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). A previsão de salário para terceiro secretário, profissão dos candidatos que passarem no exame, é de 12.413,03 reais.

Nesta segunda-feira (8), foi publicado o extrato de dispensa de licitação para contratar o CESPE/UnB. Esse é um dos indicativos de que o edital pode ser divulgado ainda este ano para ingressantes na carreira em 2011.

Em 2009, o concurso também  foi organizado pela banca da CESPE/UnB. Foram oferecidas 108 vagas para o curso de formação do Instituto Rio Branco (IRBr), com inscrição no valor de 120 reais. O exame teve quatro fases, com uma prova objetiva de 80 questões, redação, provas discursivas e exames em francês e espanhol.

Economia, Direito, Política Internacional, idiomas e tradução do inglês são matérias exigidas nas etapas de classificação de um diplomata. Notas superiores a 60 e  75% de presença nos exames é o mínimo exigido para se matricular nos cursos. A tendência é que o exame mantenha esses pré-requisitos.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosProfissõesvagas-de-empregoConcursos públicosConcursos

Mais de Carreira

‘É preciso ter muita paixão pelo que se faz’, diz Steve Jobs sobre evitar burnout

O plano da CPTM para formar uma nova geração de mulheres maquinistas

Sete sinais de burnout que afetam até profissionais de alto desempenho

Inteligência emocional pode ser vantagem competitiva no trabalho, aponta estudo