Carreira

Concurso Ibama: provas acontecem neste domingo em todo o Brasil. Veja dicas para esta reta final

Concurso terá 460 vagas e salário inicial acima de R$ 9,9 mil

Ibama realiza concurso com vagas em todos os estados do Brasil  (Ibama/Divulgação)

Ibama realiza concurso com vagas em todos os estados do Brasil (Ibama/Divulgação)

Publicado em 4 de abril de 2025 às 10h52.

Tudo sobreConcursos públicos
Saiba mais

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realiza, neste domingo, 6, a aplicação das provas objetivas do concurso 2025, com 460 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva.

Os locais de provas foram disponibilizados na última sexta-feira (28) no site da Cebraspe, organização responsável pelo certame.

A remuneração inicial da carreira de analista no Ibama é de R$ 9.994,60, mais auxílio alimentação e gratificações por cada especialização do profissional. As oportunidades são para todos os estados do Brasil, sendo a maior quantidade de vagas para o Distrito Federal, Acre e Amazonas.

O que levar?

As provas objetivas e discursiva para os cargos de Analista Administrativo e de Analista Ambiental (com duas especialidades distintas), ambos de nível superior, serão aplicadas no período da tarde, a partir das 13h30. O tempo de aplicação das provas é de 4h30.

Os portões estarão abertos das 12h às 13h. O candidato deve apresentar o comprovante de inscrição e o documento de identidade original para realização da prova e portar, apenas, caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Expectativas com o concurso

O órgão já demonstrou interesse em solicitar a convocação de 25% adicional de aprovados, por meio do cadastro de reserva, mediante à liberação orçamentária e financeira do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), conforme informado pela Coordenação Geral de Gestão de Pessoas, da Diretoria de Planejamento, Administração e Logística (Diplan) do Ibama.

Vale chutar?

As provas objetivas serão do modelo tradicional da Cebraspe. Nele, o aluno julga os itens (120, neste caso) como “certo” ou “errado”. Porém, uma preocupação dos concurseiros com este estilo de prova é que uma marcação errada anula uma certa.

“O chute, nesse perfil de prova, pode prejudicar o candidato, já que errar anula um acerto. Logo, o recomendado é só responder se tiver segurança. Em caso de muita dúvida, é melhor deixar em branco. Além disso, é preciso cuidado redobrado na hora de marcar o gabarito, importante evitar marcar diretamente, antes de revisar”, afirma Eduardo Cambuy, professor do Gran Concursos.

Dica para a prova discursiva

Já para a prova discursiva, o professor de Língua Portuguesa do Gran Concursos recomenda seguir a estrutura padrão do texto dissertativo: introdução, desenvolvimento e conclusão. “Deve-se responder exatamente ao que foi pedido no enunciado, usando linguagem formal e objetiva e sem enrolar: seja claro e direto”, afirma. Cambuy também destaca a importância de revisar a ortografia e gramática do texto antes de entregar a redação.

Reta final

Com menos de 48 horas para as provas, o professor aconselha. “É importante neste momento revisar os pontos fracos, dormir e se alimentar bem, além de evitar aprender algo totalmente novo agora”.

Acompanhe tudo sobre:Concursos públicosConcursosIbama

Mais de Carreira

Quer emprego no Carnaval? Feriado já não freia mais contratações no Brasil, diz pesquisa

Essa ferramenta de IA está se tornando aliada dos criadores de conteúdo e desafiando o ChatGPT

As quatro ferramentas de IA que estão revolucionando a produtividade e o lucro de líderes

Por que começar seus prompts do ChatGPT com esta palavra faz diferença?