Exame Logo

Como ter fluência em inglês estudando (só) pela internet

Você pode, sim, tornar-se fluente apostando no estudo online de inglês. Veja dicas práticas

E-learning: "o aluno que opta por um curso via internet deve conhecer seus objetivos" (Thinkstock)

Camila Pati

Publicado em 3 de agosto de 2015 às 09h06.

São Paulo - Cada vez menos diferencial e mais requisito para oportunidades profissionais, a fluência em inglês pode, sim, ser conquistada por meio de cursos online e até sem constante apoio de professores.

“Estudar via internet sem a ajuda de profissionais é possível. Esse formato de curso pode ser adequado para quem busca justamente o desenvolvimento das habilidades que serão praticadas online: compreensão auditiva, leitura, escrita, vocabulário, estrutura gramatical e pronúncia”, diz Ecio Scandiuzzi, diretor do Berlitz Brasil.

O resultado é positivo, segundo ele, quando o aluno consegue no dia a dia praticar o que aprende no curso online. E, neste caso específico, o verbo praticar é sinônimo de falar, já que o objetivo é conquistar a fluência no idioma.

O segredo para que o estudo dê resultado

“O aluno que opta por um curso via internet deve conhecer muito bem seus objetivos. A partir daí, deverá estabelecer uma meta, ou seja, quando ele precisa atingir esse objetivo”, diz Scandiuzzi.

Ele indica a definição de um programa de estudos, com carga horária semanal determinada. “Monitorar-se é muito importante: acompanhar se está cumprindo a carga horária a que se propôs a cada semana e também acompanhar o desempenho ao longo das atividades”, indica o diretor do Berlitz Brasil.

Roteiro diário

A partir de 15 minutos de estudo por dia, os resultados virão, segundo disse Rosângela Souza, sócia-diretora da Companhia de Idiomas, a EXAME.com. Confira o roteiro diário que ela indicou para quem já tem nível intermediário de domínio:

1. Segunda-feira: Ouça um curso ou uma palestra cujo assunto seja do seu interesse. Portais como TED e Cousera podem ser boas fontes.

2. Terça-feira: Fale com alguém no idioma. Uma conversa de 30 minutos já é suficiente para destravar o inglês.

3. Quarta-feira: leia notícias em inglês. Começar por notícias de que o contexto você já conhece é mais indicado caso tenha dificuldades de vocabulário.

4. Quinta-feira: estude gramática. O “English Grammar In Use” é um dos mais usados pelos estudantes.

5. Sexta-feira: ganhe repertório de palavras. A dica é contextualizar em frases novas palavras e termos que surgiram ao longo da semana. Aposte no uso de dicionários recomendados pelos professores.

6. Sábado: pegue a letra de uma música de que você já conhece e gosta. O objetivo é verificar vocabulário, estrutura e pronúncia.

7. Domingo: assista a um filme com som original em inglês prestando atenção à estrutura, palavras e pronúncia do idioma. Escolher legendas em inglês pode ser uma boa pedida.

Veja também: Dicas de inglês

A presença de um idioma estrangeiro no currículo aumenta as chances de se conseguir um emprego ou se destacar no local de trabalho. No entanto, cursos de idiomas tradicionais costumam pesar no bolso e exigem uma frequência presencial que nem sempre pode ser cumprida. Por isso, cursos online se tornaram uma boa opção para quem tem pouco tempo, mas que não pode deixar de se atualizar. Confira a seguir nossa lista com 10 sites que oferecem cursos de idiomas gratuitos.
  • 2. LIBRAS básico

    2 /11(Photopin)

  • Veja também

    Este conteúdo da Prime Cursos oferece 35 horas de curso com noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a segunda língua oficial no país e que é utilizada por surdos. O curso traz a gramática básica, formação de palavras e frases, alfabeto manual, entre outros. Mesmo gratuito, o curso oferece certificado para quem completá-lo.
  • 3. Inglês

    3 /11(Chung Sung-Jun/Getty Images)

  • O idioma mais falado no mundo possui muitos cursos online disponíveis, no entanto a grande maioria é paga. O site Learn English Online oferece de graça mais de 56 lições, desde o nível iniciante ao intermediário, além de dicas de pronunciação. Além disso, é possível conversar com outras pessoas que fazem o curso, por meio do fórum oferecido pelo site, e tirar dúvidas. O aplicativo Duolingo também oferece cursos de inglês gratuitos, no entanto a metodologia utiliza páginas de internet ou documentos que precisam ser traduzidos como conteúdos para ensinar os alunos. O app pode ser baixado e utilizado de graça em dispositivos iOS e Android.
  • 4. Espanhol

    4 /11(Photopin)

    Considerada a segunda língua mais falada em todo o mundo, o espanhol é muito procurado por brasileiros devido a sua similaridade com nosso idioma local. O curso do site Livemocha traz conteúdos gratuitos para iniciantes e pessoas com nível intermediário. Por ter diversas versões, dependendo de cada país onde é falado, neste curso o idioma espanhol é baseado no que é falado no México — mas o site garante que as diferenças em vocabulário, gramática e pronunciação são pequenas e não prejudicam a boa comunicação.  Há também o curso introdutório de 20 horas da The Open University, que traz acesso aos fundamentos do idioma espanhol com aulas em áudio e vídeo, além de informações sobre a sociedade e cultura espanhola.
  • 5. Francês

    5 /11(Photopin)

    Os conteúdos gratuitos do site Open Learning Initiative foram desenvolvidos pela Universidade Carnegie Mellon e é necessário falar inglês para compreender as lições. O site oferece diversos cursos pontuais de idiomas. O Francês é o que possui o curso mais completo, em dois níveis com cerca de 15 semanas de aulas cada. Atualmente também é possível aprender pronunciação em inglês e introdução ao árabe voltado para negócios.
  • 6. Alemão

    6 /11(Photopin)

    Falada por quase 200 milhões de pessoas em todo o mundo, a língua alemã também é bastante utilizada no cenário econômico. O site Busuu, todo em português, oferece cursos com exercícios, conversação, testes e outros materiais no idioma. É necessário apenas criar um cadastro. Além do alemão, o site também oferece cursos de inglês, turco, árabe, italiano, japonês, francês, polonês, russo e espanhol — todos gratuitos.
  • 7. Italiano

    7 /11(bindalfrodo/Flickr)

    O site Italiano na Web traz lições de gramática, verbos, falsos cognatos, diálogos, expressões idiomáticas e provérbios em italiano. Se você já faz algum curso de italiano, também pode usar os conteúdos do site para complementar seus estudos.
  • 8. Chinês

    8 /11(Photopin)

    Curso de iniciação em mandarim chinês com 6 horas de duração e que oferece conteúdos para a introdução ao idioma como estrutura das palavras e pronúncia. É indicado para quem não possui nenhum conhecimento no idioma por oferecer um material de fácil compreensão. Este curso pertence ao The Open University, que oferece diversos cursos gratuitos online, entre eles o de idiomas. Há também conteúdos pontuais e introdutórios para outros idiomas como inglês, alemão, italiano e francês.
  • 9. Esperanto

    9 /11(malias/Flickr)

    O Esperanto foi criado no fim da década de 1970 com o objetivo de ser um idioma fácil de aprender, politicamente neutro e que pudesse promover a paz e a compreensão entre as pessoas de diferentes línguas. Mais de 2 milhões de pessoas falam o idioma atualmente. O site Livemocha oferece conteúdos, em português, para iniciantes e até avançados no Esperanto. O site também possui cursos gratuitos de idiomas como coreano, sérvio, islandês, hebraico, híndi, entre outros.
  • 10. 40 idiomas

    10 /11(Photopin)

    Este site da BBC Languages reúne 40 opções de idiomas para aprender gratuitamente. Desde russo, grego e árabe até romeno, urdu e finlandês, a página oferece vídeos, áudios, vocabulário, gramática, atividades e testes para todas as línguas. É necessário apenas que já se tenha algum conhecimento da língua inglesa, pois todos os conteúdos estão neste idioma.
  • 11. Agora confira onde está a oferta de bolsas de estudo

    11 /11(Sara Haj Hassan/)

  • Acompanhe tudo sobre:Cursos de idiomascursos-onlineInglês

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame