Carreira

ChatGPT irá escrever posts de vagas de emprego no Vagas.com no lugar de recrutadores

Chatbot com inteligência artificial será integrado à plataforma para empresas do Vagas.com e ajudará recrutadores na primeira etapa da divulgação de vagas de emprego

ChatGPT: software de inteligência artificial ajudará recrutadores a descrever vagas de emprego (Nikolas Kokovlis/NurPhoto/Getty Images)

ChatGPT: software de inteligência artificial ajudará recrutadores a descrever vagas de emprego (Nikolas Kokovlis/NurPhoto/Getty Images)

Luciana Lima
Luciana Lima

Repórter de Carreira

Publicado em 13 de março de 2023 às 19h05.

Última atualização em 13 de março de 2023 às 19h07.

Nesta segunda-feira, 13, a plataforma de empregos Vagas.com anunciou que acaba de integrar o ChatGPT ao seu software para empresas, o Vagas For Business.

A ideia é que o chatbot com inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI auxilie recrutadores na descrição de cargos, primeira etapa da divulgação de vagas de emprego. Por enquanto, a funcionalidade está disponível gratuitamente para todas as empresas clientes do Vagas for Business.

“Mais da metade dos recrutadores enfrenta algum tipo de problema na hora de criar um anúncio de emprego, seja para elaboração do texto, falta de objetividade ou até mesmo com a ortografia. Esses erros são comuns e acabam interferindo diretamente em todo o processo", diz Wesley Barreto, sócio da Vagas.com.

"Deixar de fora informações valiosas, como o perfil da vaga, atrapalha a experiência do candidato. Ao conectarmos o ChatGPT ao Vagas For Business, passamos a oferecer uma solução inovadora integrada trazendo qualidade aos processos”, afirma Barreto.

Ao todo, o Vagas for Business já conduziu o processo seletivo para mais de 140 mil vagas e conta com clientes como Unilever, BRF e Rede D'or. De acordo com Barreto, esta é a primeira etapa de um projeto mais amplo, que deve incluir a integração entre o ChatGPT e todas as fases do processo seletivo.

“Pretendemos utilizar esse recurso em outras etapas. Estamos observando e entendendo como essa solução pode ajudar ainda mais os recrutadores em todas as fases. Queremos que o match entre empresa e candidato seja o mais assertivo possível”, finaliza.


Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:ChatGPTvagas-de-empregoInteligência artificial

Mais de Carreira

De geopolítica a autoajuda: os livros preferidos dos CEOs em 2024

Desenvolvimento de jovens talentos: 5 estratégias para preparar a geração do momento

Estas são as principais barreiras geracionais enfrentadas pelos jovens no trabalho

Ela criou o “LinkedIn da Favela” e já ajudou mais de 30 mil pessoas na busca de um trabalho