Carreira

CEO da HP, Whitman ganhou US$ 15 milhões em 2012

Maioria da remuneração veio sob a forma de ações e opções de bolsas, segundo relatório divulgado pela empresa


	Meg Whitman: salário milionário da CEO é publicado em período de crise na companhia
 (Getty Images)

Meg Whitman: salário milionário da CEO é publicado em período de crise na companhia (Getty Images)

Tatiana Vaz

Tatiana Vaz

Publicado em 14 de janeiro de 2013 às 12h24.

São Paulo – A HP apresentou um relatório preliminar com dados sobre a companhia no ano passado para a Securities and Exchange Commission (SEC), a CVM americana, com uma informação que acabou ganhando destaque hoje no Wall Street Jounal: a ex-CEO Meg Whitman teria recebido da empresa o equivalente a 15,3 milhões de dólares durante 2012.

O volume é bem alto se considerado o salário-base anual da executiva, de US$ 1. A maioria da remuneração veio sob a forma de ações e opções de bolsas no valor de mais de 13 milhões de dólares. Ela também ganhou um bônus de 1,7 milhões dólares em bônus atrelado a resultados, com base em métricas de desempenho, fluxo de caixa e metas alcançadas.

Nas contas da HP, há ainda outros 220.000 dólares descritos como gastos com o uso de aeronaves e outros benefícios usufruídos por Whitman.

Meg Whtiman assumiu o comando da HP em setembro de 2011 com a missão de reerguer uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Sob a batuta do seu antecessor, as ações da companhia caíram 40%. Depois da descoberta de uma fraude bilionária em suas contas, decorrência da compra da empresa Autonomy, a HP é uma das empresas que terão de enfrentar grandes desadios de gestão neste ano. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiagestao-de-negociosHPLiderançaMeg WhitmanMulheres executivasServiços

Mais de Carreira

Só EBITDA não basta: o que aprender com WEG e Renner a remunerar para gerar valor?

Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuação

Pedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova lei

Brasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalho