Carreira

Brasil está entre os quatro que mais vão contratar

De acordo com pesquisa da consultoria Manpower, empresas do Rio de Janeiro e Paraná são as que mais devem gerar empregos até dezembro

Companhias do Rio  são as que mais pretendem gerar novos emprego no quarto trimestre (.)

Companhias do Rio são as que mais pretendem gerar novos emprego no quarto trimestre (.)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 9 de setembro de 2010 às 11h42.

São Paulo - As economias emergentes continuam como as mais otimistas do mundo. Pelo menos, no quesito geração de empregos.

De acordo com estudo da consultoria internacional Manpower,  o Brasil é o quarto país com a maior expectativa de contratações para o próximo trimestre. No país, 37% dos empregadores ouvidos pela pesquisa declararam que vão recrutar mais até o fim de dezembro.

Entre eles, os fluminenses e paranaenses são os que mais esperam abrir novas contratações no período. Segundo a pesquisa, 41% das empresas de ambos estados declararam intenção de aumentar seu número de funcionários.

Nos outros estados, o índice de expectativa líquida de geração de emprego também continua alta. No estado de São Paulo, 37% das companhias admitem que devem contratar mais no próximo trimestre. Há três meses, 33% delas declararam intenção de abrir contratações para o período de julho a setembro.

O setor de Finanças/Seguros é o que mais aquecido neste sentido, aponta o estudo. A expectativa é de que 53% das companhias ligadas a esta área irão abrir novas oportunidades de emprego até dezembro.

As companhias do setor de serviços vêm logo em seguida com índice de expectativa líquida de geração de empregos de 52%. Puxado pelas festas de fim de ano, entre outros fatores, o comércio aparece em terceiro.

Pelo mundo
O Brasil está atrás apenas de países como China (onde 47% das empresas devem abrir novas contratações), Taiwan  (com índice de 40%) e Índia, que tem expectativa líquida de geração de emprego de 38%.

Segundo o estudo, o otimismo com relação a contratações melhorou em quase todo mundo. Para este trimestre, empresas de 28 dos 36 países analisados admitiram intenção de aumentar seu índice de contratações. No trimestre passado, apenas 15 nações mostraram este otimismo.

Leia mais: Executivos da construção civil têm os melhores salários

Confira a tabela de salários do site Exame e outras notícias sobre oportunidades profissionais

Siga o canal de Carreira no Twitter
 

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosProfissõesvagas-de-emprego

Mais de Carreira

Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuação

Pedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova lei

Brasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalho

Como usar a técnica de Delphi para tomada de decisões