Exame Logo

As universidades mais relevantes na internet

Ranking divulgado por órgão espanhol mostra quais instituições de ensino estão mais presentes na web

(Wikimedia Commons)
DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2010 às 11h47.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h39.

São Paulo - O Webometrics Ranking of World Universities mede a presença das universidades na internet. É produzido pelo Cybermetrics Lab, do órgão espanhol de pesquisa pública, o  Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC).A lista é elaborada com base nas informações cientificas que as instituições de ensino superior divulgam na rede, quantidade de aparições em sistemas de buscas, links relacionados a universidade e citações acadêmicas, entre outros.

Realizado desde 2004, o ranking é publicado duas vezes ao ano. O último levantamento, feito em julho, analisou 20 mil instituições de ensino superior em todo o mundo.

Na lista mais recente, as universidades americanas ocupam as 30 primeiras colocações. Entre as mil universidades mais relevantes na web, há 16 brasileiras.


  • 2. 1. Harvard University

    2 /16(Wikimedia Commons)

  • Veja também

    Harvard é a primeira colocada no ranking da web.  Situada na cidade de Cambridge, nos Estados Unidos, ela acolhe os estudantes em 10 faculdades.

    Fundada em 1636, é a mais antiga universidade dos Estados Unidos. Com seus 2.400 professores, Harvard se destaca por seu ensino de alto nível. Ao todo, 40 prêmios Nobel estudaram na instituição.

    O preço por esse ensino de ponta é alto. Harvard é considerada a instituição de ensino superior mais cara do mundo. Para estudar lá, é preciso cerca de 29 mil dólares (ou o equivalente a 51 mil reais) por ano.

    Segundo ranking divulgado pela Revista Forbes este ano, Harvard é a universidade que mais forma bilionários do mundo. Entre eles, estão Michael Bloomberg, atual prefeito de Nova York e fundador da empresa de comunicações Bloomberg, e o banqueiro David Rockefeller.
  • 3. 2. Massachusets Institute of Technology

    3 /16(Wikimedia Commons)

  • Especializado no estudo de engenharia, a Massachusetts Institute of Technology ocupa o segundo lugar da lista cibernética.

    Situada na cidade de Cambridge, o MIT possui uma das mais famosas equipes de pesquisadores. Prova disso são os 47 prêmios Nobel que estudaram em suas salas de aula.

    No entanto,  o MIT não forma apenas nas áreas técnicas. Suas formações em ciência política, história e economia, no passado menos concorridas, vêem suas inscrições aumentarem cada vez mais ano após ano.

    Quase todos os admitidos no rigoroso processo de seleção se destacaram em áreas como música, artes, pesquisa científica ou esportes em âmbito regional, nacional ou internacional.
  • 4. 3. Stanford University

    4 /16(Wikimedia Commons/Reprodução)

    Fundada há mais de um século por Leland e Jane Stanford, a terceira universidade do ranking conta, atualmente, com 15 mil estudantes.

    Localizada no centro do chamado Vale do Silício, entre a cidade de São Francisco  e São José, na Califórnia (EUA), a universidade se destaca pela união de seus centros de pesquisa.

    O campus é composto por sete edifícios, dos quais quatro oferecem cursos de pós-
    graduação. Com 7 faculdades, seus cursos vão desde engenharia e medicina a direito e
    administração.

    Além da graduação, mestrado e doutorado, a Universidade de Stanford também oferece
    cursos de continuação dos estudos, cursos para executivos na área de negócios e direito
    e cursos específicos de verão.

    Foi nessa universidade que surgiu o projeto do sistema de buscas que originou o Google.
  • 5. 4. University of Califórnia Berkeley

    5 /16(Wikimedia Commons)

    Quarta colocada do mundo no ranking da web, a Universidade da Califórnia fica em Berkeley, nos Estados Unidos.

    Fundada em 1868, a instituição mantém 14 faculdades. Destaque para os setores de eletrônica, informática, biologia e ciências políticas.

    Do seu centro de pesquisa saíram 24 prêmios Nobel, três vencedores do Prêmio Pulitzer e dois ganharam a Medalha Fields, um prêmio conferido aos melhores matemáticos.

    Este ano, 35 dos 36 programas de pesquisa da Universidade da Califórnia ficaram entre os melhores do continente em cada área segundo o National Research Council, o instituto americano de estudos e coletas de dados científicos.

    A universidade ficou em segundo lugar na lista de melhores universidades de produção científica da Universidade de Comunicações de Xangai (Shangai Jiao Tong University - SJTU)
  • 6. 5. Cornell University

    6 /16(Wikimedia Commons)

    Fundada em 1865 por Ezra Cornell, empresário pioneiro da indústria dos telégrafos, e pelo professor e político Andrew Dickson White, a Universidade Cornell está situada em Ithaca, no estado de  Nova Iorque.

    Entre seus estudantes e professores famosos, estão a ex-aluna Pearl S. Buck, escritora e ganhadora do prêmio Nobel de Literatura de 1938, e Carl Sagan, ex-professor de astronomia e ciência espaciais.

    Neste ano, também ocupou o 14º lugar no ranking Times Higher Education World University Rankings e 16º no ranking QS World University de melhores universidades do mundo.
  • 7. 6. University of Michigan

    7 /16(Wikimedia Commons)

    Localizada em Ann Arbor, Michigan, a Universidade do Michigan oferece mais de 200 programas de graduação e mais de um milhão de oportunidades de iniciação científica.

    É a universidade da lista com mais ex-alunos vivos do mundo: mais de 400 mil

    A mensalidade varia de 11.837 dólares (para alunos nascidos no estado) a 36.001 dólares.

    Também ficou como sexta colocada no ranking das universidades favoritas dos headhunters, segundo a Revista Forbes.
  • 8. 7. University of Minnesota

    8 /16(Wikimedia Commons)

    Fundada em 1851, a Universidade de Minnesota possui dois campi, localizados nas cidades de Minneapolis e Saint Paul.

    De acordo com dados de 2009, a universidade possui o quarto maior corpo estudantil dos Estados Unidos, com 51.659 estudantes.

    De suas 16 faculdades saíram nomes como Ernest O. Lawrence, inventor do cíclotron e ganhador do prêmio Nobel de Física em 1939,  e Melvin Calvin, vencedor do prêmio Nobel de Química em 1961.
  • 9. 8. University of Washington

    9 /16(Wikimedia Commons)

    Fundada em 1861, em Seatle, a Universidade de Washington é uma das mais antigas da Costa Oeste dos Estados Unidos. Possui outros dois campi nas cidades de Tacoma e Bothell.

    A instituição possui 140 departamentos e 42.907 alunos. Anualmente, recebe de 1,65 bilhões de dólares em doações.

    Entre seus alunos célebres, temos o economista George Joseph Stigler, ganhador do prêmio Nobel em 1982, e a bióloga Linda Buck, ganhadora do Nobel de Fisiologia/Medicina em 2004.
  • 10. 9. University of Wisconsin Madison

    10 /16(Wikimedia Commons)

    A Universidade de Wisconsin Madison foi fundada em 1848 e está localizada em Madison, Wisconsin.

    Com mais de 42 mil estudantes, possui 20 escolas e oferece 135 cursos de graduação, 151 programas de mestrado e 107 de doutorado.

    Pública, recebe, por ano, doações de cerca de 1,373 bilhões.
  • 11. 10. University of Texas Austin

    11 /16(Wikimedia Commons)

    Fundada em 1883, a Universidade do Texas Austin é uma universidade pública. Contém nove universidades e seis faculdades, todas no estado do Texas. A sede está localizada em Austin.

    Com mais de 50 mil estudantes e 16.500 professores, a universidade se destaca como centro de pesquisa acadêmica, com despesas superiores a 640 milhões de dólares no ano letivo de 2009 a 2010.

    Entre seus alunos célebres, estão o  médico Edward Donnall Thomas, ganhador do prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1990, e o escritor africano John Maxwell Coetzee, ganhador do Nobel de Literatura em 2003.
  • 12. 122. Universidade de São Paulo (USP)

    12 /16(Wikimedia Commons)

    Fundada em 1934, a partir da união de escolas que já existiam, a Universidade de São Paulo (USP) esta na 122 ª posição de melhores Universidades do mundo.

    Nas Américas, a USP está na 59ª posição, mas foi considerada a melhor de todo o Brasil.

    Sua graduação é formada por 229 cursos, de todas as áreas do conhecimento, oferecidos em 40 faculdades a quase 56 mil alunos.

    Possui campi nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba, São Carlos, Pirassununga, Bauru e Lorena, todas no estado de São Paulo.

    Também aparece em outros rankings, como no feito pela Universidade de Comunicações de Xangai (Shangai Jiao Tong University - SJTU), na posição 101 como melhor universidade em produção científica e o ranking do Times Higher Education, onde a USP ocupou a 232ª posição como melhor instituição de ensino.
  • 13. 239. Universidade Estadual de Campinas

    13 /16(Wikimedia Commons)

    Fundada em 1966, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mantém seu principal campus no distrito de Barão Geraldo, Campinas. Possui outros campi nos municípios de Limeira, Piracicaba, Paulínia e Sumaré.

    A Unicamp compõe-se de 20 unidades de ensino e pesquisa. Nelas, são ministrados cursos de nível superior de graduação e de pós-graduação.

    A primeira unidade criada foi a do curso de Medicina. Hoje, o hospital da faculdade e seus institutos formam a maior área hospitalar do interior do Estado de São Paulo.
  • 14. 377. Universidade Federal de Santa Catarina

    14 /16(Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi fundada em 1960, na cidade de Florianópolis.

    Oferece 69 cursos de graduação, com destaque para as áreas de engenharia. Também oferece 48 cursos de mestrado, 33 cursos de doutorado e 88 especializações.

    Possui quatro campi, localizados nas cidades de Araranguá, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.
  • 15. 386. Universidade Federal do Rio de Janeiro

    15 /16(Wikimedia Commons)

    A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi fundada em 1920 e hoje é a maior universidade federal do país. Seus campi estão localizados na cidade do Rio de Janeiro.

    Abriga também o  Museu Nacional no bairro carioca de São Cristóvão e oito hospitais universitários. Oferece 117 cursos.

    Também está no ranking feito pela Universidade de Comunicações de Xangai (Shangai Jiao Tong University - SJTU), que qualifica as melhores universidades de produção científica do mundo.  Empatando com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Estadual Paulista, foi considerada a 301ª melhor do mundo, 134ª melhor no continente americano e terceira melhor no Brasil.
  • 16. 470. Universidade Federal de Minas Gerais

    16 /16(Wikimedia Commons)

    A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) possui sede na cidade de Belo Horizonte no estado de Minas Gerais.

    Fundada no ano de 1927 da união de quatro faculdades já existentes, é a maior e mais antiga universidade de Minas Gerais. Hoje também possui campi em  Montes Claros e Tiradentes.

    Contém 22 unidades de ensino. Na universidade, passaram nomes como Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa e Juscelino Kubitschek.

    Também está no ranking feito pela Universidade de Comunicações de Xangai (Shangai Jiao Tong University - SJTU), que qualifica as melhores universidades de produção científica do mundo.  Junto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Estadual Paulista, foi considerada a 301ª melhor universidade do mundo, 134ª melhor do continente americano e a terceira melhor do Brasil.
  • Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEnsino superiorFaculdades e universidadesInternet

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame