-
1. As universidades preferidas dos acadêmicos
zoom_out_map
1/11 (Arquivo/Wikimedia Commons)
São Paulo – A publicação Times Higher Education (THE), ligada ao grupo Thomson Reuters, acaba de divulgar a lista de universidades com melhor reputação entre os acadêmicos do mundo.
Nenhuma instituição brasileira aparece entre as duzentas mais bem colocadas. Para chegar a essa lista, a publicação consultou 13,388 academicos de 131 países diferentes. Esse grupo precisava apontar entre 6 mil instituições quais eram as dez melhores universidades em seus campos específicos. A THE se baseou em dois critérios para elaborar o ranking: pesquisa e ensino. A avaliação da produção acadêmica ganhou maior peso no processo. A pontuação final, segundo a publicação, foi baseada no número de vezes em que a universidade recebeu a nota “melhor” nas diferentes áreas do conhecimento.
-
2. 1. Universidade de Harvard - Estados Unidos
zoom_out_map
2/11 (Wikimedia Commons)
A Universidade de Harvard, que fica em Cambridge, nos Estados Unidos, foi a mais indicada pelos acadêmicos ouvidos pela Times Higher Education. Por conta disso, sua pontuação norteou a nota de todas as outras universidades do ranking. Fundada em 1636, é a mais antiga universidade dos Estados Unidos. Ao todo, 40 prêmios Nobel estudaram na universidade. A instituição possui 2.400 professores distribuídos por 10 faculdades. Para estudar lá, é preciso cerca de 29 mil dólares (51 mil reais) por ano, o que rende um orçamento de quase 3 bilhões de dólares (5 bilhões de reais).
-
3. 2. Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) – Estados Unidos
zoom_out_map
3/11 (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
No ranking final, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) recebeu nota 85. O MIT também fica em Cambridge. Em 150 anos desde sua fundação, o instituto formou 73 vencedores do prêmio Nobel. Além dos ensinos mais voltados para área de tecnologia, o MIT também forma nas áreas de artes, ciências políticas e sociais e administração.
-
4. 3. Universidade de Cambridge - Reino Unido
zoom_out_map
4/11 (Christian Richardt/Wikicommons)
Inaugurada em 1209, a Universidade de Cambridge é uma das mais antigas do mundo. Acredita-se que ela tenha sido fundada por um grupo de alunos expulsos da Universidade de Oxford que começaram a estudar com monges. Atualmente, a universidade possui 31 faculdades.
No ranking da THE, ela ganhou nota 80.7, com melhor pontuação na área de ensino. Desde 1901, 85 alunos de Cambridge ganharam o Prêmio Nobel, mais do que dobro em relação a Harvard, primeiro lugar na lista.
Em seus corredores e laboratórios, passaram nomes essenciais para a ciência moderna como Isaac Newton, Charles Darvin, Alan Turing, James Watson e Francis Crick
-
5. 4. Universidade da Califórnia, Berkeley - Estados Unidos
zoom_out_map
5/11 (Wikimedia Commons)
Fundada em 1868, a Universidade da Califórnia mantém 14 faculdades. Do seu centro de pesquisa saíram 21 prêmios Nobel, três vencedores do Prêmio Pulitzer e dois ganharam a Medalha Fields, um prêmio conferido aos melhores matemáticos.
No ano passado, 35 dos 36 programas de pesquisa da Universidade da Califórnia ficaram entre os melhores do continente em cada área segundo o National Research Council, o instituto americano de estudos e coletas de dados científicos.
A universidade ficou em nono lugar no ranking da revista Forbes entre as instituições formadoras dos principais bilionários dos Estados Unidos. No ranking do THE, ela ganhou nota 74,7.
-
6. 5.Universidade de Stanford - Estados Unidos
zoom_out_map
6/11 (Creative Commons/naotakem)
Fundada há mais de um século por Leland e Jane Stanford, a universidade recebeu nota 71,5 no ranking da THE.
Localizada no centro do chamado Vale do Silício, entre a cidade de São Francisco e São José, na Califórnia (EUA), a instituição se destaca pela união de seus centros de pesquisa. Tanto que ela recebeu a maior nota por sua produção acadêmica.
Depois de Harvard, é a escola mais seletiva dos Estados Unidos. Apenas 7,1% dos inscritos conseguem se matricular na instituição.
O campus é composto por sete edifícios, dos quais quatro oferecem cursos de pós-graduação. Além da graduação, mestrado e doutorado, a Universidade Stanford também oferece cursos de continuação dos estudos, cursos para executivos na área de negócios e direito e cursos específicos de verão. Foi nessa universidade que surgiu o projeto do sistema de buscas que originou o Google.
-
7. 6. Universidade de Oxford - Reino Unido
zoom_out_map
7/11 (Radcliffe/Getty Images)
Com nota final 68,6 no ranking, a Universidade de Oxford chegou a quinta posição. A reputação em alta não é por menos. De todos os primeiros-ministros do Reino Unido, 26 se formaram na universidade.
Fundada em 1096, ela é a mais antiga em língua inglesa. O tutorado, a qualidade dos cursos, o corpo docente e a facilidade de acesso ao mercado de trabalhocontribuem para sua notoriedade. Em 10 anos, os pedidos de inscrições aumentaram 61%.
Atualmente, a instituição congrega 12 mil alunos na graduação distribuidos por 38 faculdades.
-
8. 7. Universidade de Princeton - Estados Unidos
zoom_out_map
8/11 (Andreas Praefcke/Wikicommons)
A Universidade de Princeton, localizada em Nova Jersey, conquistou pontuação 36,6 no ranking geral. Ao todo, 32 vencedores do prêmio Nobel passaram por suas salas de aula.
Localizada em Nova Jersey, a instituição foi estabelecida no edifício histórico de Nassau Hall.
Ela conta com 34 departamentos, além de vários centros de pesquisas, como o Instituto de Neurociência, o Centro de Estudos dos Afro-Americanos e o Centro de Artes.
-
9. 8. Universidade de Tóquio - Japão
zoom_out_map
9/11
A única universidade asiática a aparecer entre as dez primeiras foi responsável pela formação de 15 primeiro-ministros japoneses. Na lista, ela ganhou nota 33.2 em reputação. Mas, no ano passado, a Universidade de Tóquio chegou apenas a 26ª posição no ranking geral da THE.
Atualmente, a instituição congrega 28.697 estudantes.
-
10. 9. Universidade Yale - Estados Unidos
zoom_out_map
10/11 (Wikicommons)
A Universidade Yale foi fundada em 1701, na casa de Abraham Pierson, em Killingworth, Connecticut, nos Estados Unidos. Em 1716, a escola mudou-se para New Haven. A partir daí, a instituição se expandiu, com a criação das faculdades de Medicina, Direito e Arquitetura.
Hoje, com 13 faculdades especializadas, Yale traz o prestígio de ter formado grandes nomes como os presidentes Bill Clinton e George W. Bush (tanto o pai quanto o filho).
A seleção dos estudantes é rigorosa. No último processo seletivo, dos 20 mil candidatos inscritos, menos de 10% foram aceitos pela instituição. A nota final no ranking foi 28,3.
-
11. 10. Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) - Estados Unidos
zoom_out_map
11/11 (Steve Ryan/Wikicommons)
Apesar de ter conquistado o segundo lugar no ranking geral da THE, o California Institute of Technology (Caltech) conquistou apenas 23,6 pontos na lista de reputação e ficou com o décido lugar.
A instituição já formou 31 vencedores do prêmio Nobel, o diretor de cinema Frank Capra e o astronauta Harrison Schmitt que caminhou pela Lua.
O Caltech possui uma parceria com a NASA, a agência espacial americana. Por conta disso, é responsável pela administração do Laboratório de Propulsão a Jato (Jet Propulsion Laboratory, o JPL), um complexo autônomo de vôos espaciais. É neste espaço que boa parte das sondas das NASA são projetadas e monitoradas.