Exame Logo

Os 5 melhores destinos de intercâmbio para quem quer trabalhar e estudar

No 2º episódio da websérie especial sobre destinos de intercâmbio confira opções de cidades em que brasileiros podem trabalhar enquanto estudam

Centro de Dublin: cidade é polo de inovação (Bill Heinsohn/Getty Images)

Camila Pati

Publicado em 26 de abril de 2019 às 11h53.

Última atualização em 20 de janeiro de 2020 às 11h55.

São Paulo - Uma das modalidades de intercâmbio mais procuradas pelos brasileiros é que permite estudo e trabalho durante a estada no país. Esse tipo de viagem é o tema do segundo capítulo da websérie produzida pelo Estudar Fora, em parceira com EXAME sobre diferentes formas de garantir experiência internacional.

Entre as vantagens de combinar suor e aulas estão, é claro, o complemento de renda para se manter no país e o estímulo extra para se virar na língua local. “Em alguns casos você ainda consegue fazer um curso profissionalizante no país”, diz Gustavo Sumares, do Estudar Fora.

Veja também

Irlanda, Canadá, Austrália, Espanha e França são países que dão permissão de trabalho aos estudantes e ele indica cidades interessantes para brasileiros em cada um deles.

Confira por que escolher Dublin (Irlanda), Vancouver ( Canadá ) ou Brisbaine (Austrália) para quem quer trabalhar e estudar em um lugar em que se fala inglês. Valência, na Espanha é a indicação para quem busca país de língua espanhola e Paris é a sugestão para quem quer trabalhar e estudar em francês.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=3IwJdlPfdR4%5D

Acompanhe tudo sobre:CursosCursos de idiomasCursos no exteriorInglês

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Carreira

Mais na Exame