As 10 profissões mais difíceis de explicar para os pais
Confira quais são as profissões que dão um nó na cabeça de pais do Brasil e do mundo, segundo pesquisa do LinkedIn
Camila Pati
Publicado em 8 de novembro de 2015 às 05h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h27.
São Paulo – Seus pais sabem explicar o que você faz no trabalho? Se a sua profissão é mais tradicional - como médico, agricultor ou professor - é mais provável que sim. Mas, se a sua atividade profissional envolve gerência de mídias sociais ou design de interface de usuário, por exemplo, talvez seja um grande mistério para eles. As duas profissões (gerente de mídias sociais e designer de interface de usuário) aparecem na lista das mais incompreendidas por pais entrevistados em pesquisa mundial feita pelo LinkedIn . Dos mais de 11 mil pais que participaram do levantamento, feito em 17 países, 8 em cada 10 não se sentem confiantes para explicar o que seus filhos fazem no trabalho. Confira, nas fotos, quais são as carreiras que os pais mais têm dificuldade de entender no Brasil e também no mundo.
No Brasil é a carreira mais difícil de explicar para os pais: 73% deles não souberam definir o que gerentes de mídias sociais fazem no trabalho. A carreira também aparece em 4º lugar no ranking global, com 69% dos pais entrevistados admitindo falta de confiança para explicar como ela funciona.
É a segunda profissão mais incompreendida pelos pais brasileiros. Segundo a pesquisa, 73% não se sentem à vontade para explicar o que faz um gerente de relações públicas. No ranking global, a profissão também aparece mas em 8º lugar, é uma incógnita para 60% dos pais entrevistados.
Terceira da lista no Brasil, a carreira em design de interface de usuário é complicada na hora de definir para 72% dos pais entrevistados por aqui. No ranking global, é a primeira da lista, incompreendida por 80% dos pais entrevistados nos 17 países onde a pesquisa foi feita.
Para 72% dos pais brasileiros que participaram da pesquisa, explicar o que faz um subeditor não é tarefa simples, o que coloca a carreira em 4º lugar no ranking do Brasil. Na lista global, aparece em 5º lugar, incompreendida por 67% dos pais.
O que faz um gerente de equipe esportiva? Esta é uma dúvida de 72% dos pais brasileiros entrevistados e de 55% dos pais dos 17 países que integram a área em que foi feita a pesquisa.
Apagar incêndios é apenas uma das funções de um bombeiro. Talvez esta esteja na ponta da língua dos pais brasileiros, mas explicar de maneira geral o que faz um bombeiro no seu dia a dia de trabalho é difícil para 71% dos pais entrevistados. Por isso, a profissão é a 6ª do ranking brasileiro. Na lista global, não apareceu entre as 10 mais incompreendidas.
Definir a rotina de um piloto não foi fácil para 71% dos pais entrevistados no Brasil. Na lista que engloba pais dos 17 países em que a pesquisa foi feita, a carreira não aparece entre as 10 mais difícieis de explicar, segundo os dados do LinkedIn.
O verbo cuidar é bem abrangente em relação ao significado como ação e talvez por isso seja tão difícil definir o trabalho de um cuidador profissional. A profissão aparece em 8º lugar na lista de carreiras incompreendidas por pais brasileiros. Na lista global, também não apareceu em as 10 primeiras, assim como piloto ou bombeiro.
A carreira é imcompreendida por 70% dos pais brasileiros e por 57% dos pais entrevistados nos 17 países em que a pesquisa do LinkedIn foi realizada. Por isso, aparece em 9º lugar no ranking só do Brasil e também na lista global.
O que faz um produtor de rádio é uma dúvida para 70% dos pais brasileiros entrevistados e para 64% dos pais dos 17 países participantes da pesquisa. A carreira, que fecha a lista das 10 mais difíceis de definir para os pais no Brasil, é a 6ª na lista global.
Mais lidas
Mais de Carreira
Ele é júnior com salário de sênior: veja quem é o profissional que as empresas brigam para terEstas são as três profissões mais valiosas até o final da década; veja se a sua está na listaComo usar a gamificação para transformar o engajamento da sua equipe5 tipos de vampiros emocionais e como eliminá-los da sua vida